Portadores de fibromialgia passarão a ter uma carteirinha de identificação que será fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O documento foi entregue na segunda-feira (20) presidente da Associação Mato-grossense de Fibromiálgicos Daniel Lens (FIBRO MT/DL), Carmen Miranda. Este documento visa assegurar direitos essenciais aos portadores de fibromialgia, uma doença crônica que provoca dores musculares generalizadas.
A iniciativa está respaldada pela Lei Municipal 6552/2020, de autoria do vereador Adevair Cabral (Solidariedade) e sancionada em 15 de julho de 2020, com publicação oficial no Diário Oficial em 17 de julho de 2020. Conforme a legislação, a carteirinha concede aos portadores da doença o direito a estacionamentos e filas prioritárias em locais públicos e privados.
“Só quem sofre dessa doença sabe a dificuldade que passa para fazer pequenas coisas do dia a dia, como pegar uma fila ou ficar procurando um lugar para estacionar. É um olhar para esse público,” comentou o vereador Adevair Cabral.
Cuiabá hoje tem um respeito muito grande com quem tem a doença, que é uma doença invisível aos olhos da sociedade, comenta o secretário de Saúde Deiver Teixeira.
Adevair Cabral ressaltou a importância da lei para melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença. “O importante dessa lei é que esse público pode ficar assistido, tendo maior qualidade de vida,” concluiu o vereador.
Como solicitar a carteirinha
Para solicitar a carteirinha, os interessados devem enviar um e-mail para [email protected] com os seguintes documentos anexados:
Cópia do RG
Cópia do CPF
Cópia da CNH (se possuir)
Exame de tipagem sanguínea
Comprovante de residência atualizado (últimos 3 meses)
Cartão do SUS atualizado
Foto 3×4 para documento (ou uma selfie com boa resolução e fundo branco)
Laudo médico especificando a fibromialgia com o CID da doença
A entrega das carteirinhas pela SMS de Cuiabá representa um avanço significativo na luta pelo reconhecimento e apoio aos portadores de fibromialgia, oferecendo a eles mais dignidade e acesso a direitos básicos.