A tradicional avenida Tenente Coronel Duarte, mais conhecida como Prainha, em Cuiabá, está prestes a passar por uma transformação estrutural.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), anunciou nesta quarta-feira (9) que o Estado vai investir em obras para solucionar de forma definitiva os recorrentes alagamentos que assolam a região durante o período chuvoso.
A declaração foi feita durante entrevista coletiva, na qual o governador confirmou que o edital de licitação das obras será publicado ainda hoje.
As intervenções fazem parte do projeto de implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) e serão conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura. "Nós vamos resolver aquele problema da drenagem na Prainha", destacou Mendes.
Na última terça-feira (8), uma forte chuva voltou a expor a vulnerabilidade do local. Próximo ao Shopping Popular, diversos veículos ficaram submersos e lojas foram invadidas pela água, causada, segundo autoridades, pelo entupimento das galerias pluviais.
O sistema de drenagem atual não comporta mais o volume de água e a situação é agravada pelo lixo acumulado nas bocas de lobo.
A avenida foi construída sobre um antigo córrego, e as estruturas de drenagem, além de obsoletas, estão deterioradas.
Mauro Mendes explicou que a intervenção, que seria responsabilidade da prefeitura, foi absorvida pelo governo estadual.
“Vamos trazer uma solução definitiva para aquele caos”, afirmou, mencionando que as melhorias contemplam o trecho mais crítico, nas proximidades do Camelódromo.
A população cuiabana, que há anos convive com os prejuízos dos alagamentos, espera que, desta vez, a promessa de solução se concretize.
A expectativa é de que o novo projeto traga não apenas segurança, mas também dignidade aos comerciantes e moradores da região
Elidio Honório dos Santos 09/04/2025
É uma obra necessária O corrego da prainha corre em um vale Entendo que foi um erro canalizar; Pelo tempo de canalização deve estar totalmente entupido em toda sua extensão, e servindo de rede de esgoto para vários bairros O mesmo problema ocorre com a Santa Casa e o Pronto Socorro, canalização o corrego, qualquer chuva explode nesses recintos. Como Resolver? Projeto caro, Com a palavra o governador.
1 comentários