menu
02 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
02 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLICIAL Sábado, 02 de Agosto de 2025, 09:27 - A | A

Sábado, 02 de Agosto de 2025, 09h:27 - A | A

MORTO EM OPERAÇÃO

Garimpeiro morre baleado em operação do Ibama e moradores acusam abuso

A ação, que contou com apoio da Polícia Civil de Goiás, tinha como objetivo fiscalizar atividades ilegais de garimpo na região

 

Um garimpeiro conhecido como “Neguinho” morreu após ser baleado durante uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizada na sexta-feira (1º), na Terra Indígena Sararé, no município de Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá).

 

A ação, que contou com apoio da Polícia Civil de Goiás, tinha como objetivo fiscalizar atividades ilegais de garimpo na região.

 

De acordo com informações divulgadas pelo Ibama, as equipes foram atacadas por garimpeiros durante a abordagem de veículos usados na extração clandestina de ouro.

 

Um dos automóveis teria avançado contra os agentes, que reagiram atirando. Um dos ocupantes foi atingido e, segundo apurado, socorrido por helicóptero e levado ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

 

A morte do homem gerou forte reação nas redes sociais por parte de moradores da região, que acusam as autoridades de abuso e violência excessiva.

 

“Pai de família e trabalhador” foi como o garimpeiro foi descrito por pessoas próximas. Há relatos de que agentes incendiaram maquinários e chegaram à área de forma despreparada. “Garimpeiro não é bandido”, afirmam populares revoltados com o desfecho da operação.

 

A Terra Indígena Sararé, habitada por povos da etnia Nambiquara, é uma das áreas mais impactadas pelo garimpo ilegal no país.

 

Com extensão de 67 mil hectares, estima-se que aproximadamente 2 mil já tenham sido devastados pela atividade ilegal, muitas vezes coordenada por organizações criminosas armadas.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia