Durante o XIII Fórum de Lisboa, realizado nesta quarta-feira (2), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou que a segurança alimentar global tem um papel central na promoção da paz mundial e apontou o Estado brasileiro como peça-chave nesse cenário.
Em sua intervenção no painel “Agronegócio e segurança alimentar global: desafios para cooperação”, Mendes afirmou que a produção sustentável de alimentos em Mato Grosso é essencial para o equilíbrio geopolítico internacional.
O governador salientou que Mato Grosso é o maior produtor agrícola do Brasil, com destaque para a preservação ambiental: “Produzimos respeitando o meio ambiente, com 60% do território mato-grossense preservado. Alimentos e paz caminham juntos.
A história mostra que, muitas vezes, a escassez de comida foi um dos estopins de conflitos e guerras. Ao garantir segurança alimentar, garantimos também estabilidade global”, disse.
Com uma plateia formada por políticos, juristas e empresários de diversos países, Mendes também destacou o potencial brasileiro para ampliar a produção sem prejudicar o meio ambiente.
Segundo ele, Mato Grosso está entre as raras regiões do mundo com essa capacidade, o que reforça a importância de investimentos logísticos.
“Nós temos condições de dobrar nossa produção e, por isso, estamos a investir fortemente em infraestrutura. Hoje, Mato Grosso lidera o Brasil na pavimentação de estradas, com mil quilômetros de rodovias asfaltadas anualmente, o que melhora significativamente o escoamento da produção”, reforçou.
O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), ligado ao ministro do STF Gilmar Mendes, reúne anualmente em Lisboa os principais nomes da política e da Justiça dos países lusófonos.
A participação de Mauro Mendes reforça o papel de Mato Grosso não apenas como potência agrícola, mas também como protagonista num diálogo global sobre segurança alimentar e paz.