Nos primeiros 100 dias de gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Várzea Grande (SMDETT), a nova administração, liderada pelo secretário Mário Quidá Neto, mostrou trabalho intenso e estratégico, priorizando ações integradas, inovação, fomento ao empreendedorismo e articulação com diversos setores produtivos. O relatório divulgado pela pasta destaca uma série de iniciativas que apontam para um novo momento de desenvolvimento no Município.
Entre os destaques, estão a assinatura da Ordem de Serviço para as obras de asfaltamento no acesso ao Parque Tecnológico, ligando o complexo até o Rodoanel, o mutirão para regularização de MEIs, o fortalecimento do Centro de Atendimento ao Empreendedor (CAE), a parceria com o Sicoob para inclusão financeira dos microempreendedores, além da realização da 1ª edição do programa Acelera VG no bairro Marajoara. O CAE, por exemplo, registrou crescimento de 30% nos atendimentos em comparação com o ano anterior, somando 200 atendimentos apenas em janeiro.
“Assumimos a gestão com o compromisso de tornar Várzea Grande uma cidade atrativa para investimentos e de fortalecer o empreendedorismo local. Esses primeiros 100 dias foram apenas o começo de um trabalho que será contínuo e voltado para resultados concretos”, declarou Quidá Neto. “Estamos implantando uma cultura de planejamento, transparência e eficiência. A nossa ida à Casa Civil para conhecer o sistema do Núcleo de Monitoramento de Dados e Indicadores é uma prova disso”, completou.
Ele destacou ainda que a falta de pavimentação no acesso ao Parque Tecnológico foi uma contrapartida das últimas duas gestões municipais e nunca realizada. “A falta do asfalto chegou a desacelerar o ritmo de construção do Parque. Apesar de todos os problemas herdados da gestão passada, das dívidas não pagas, ante do primal de janeiro, ou seja, antes do primeiro mês de mandato, a prefeita lançou a Ordem de Serviço com as obras já em andamento”.
ARTICULAÇÕES
A agenda institucional da secretaria também foi marcada por visitas estratégicas, como a participação no Finep Day, a visita à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), a aproximação com o Tribunal de Contas do Estado, além de reuniões com empresas privadas e entidades como Sebrae, Sicoob, Coca-Cola, Solar e Lenovo. A aproximação com a concessionária responsável pelo Aeroporto Marechal Rondon rendeu avanços para o projeto de reestruturação do CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e tratativas para participação na Feira Internacional de Turismo (FIT).
A prefeita Flávia Moretti (PL) comemorou os resultados obtidos e reafirmou a confiança no time técnico da secretaria. “Várzea Grande está se reposicionando no cenário estadual e nacional. O desenvolvimento econômico da nossa cidade é uma prioridade e, para isso, estamos investindo em inovação, qualificação e fortalecimento da nossa economia. Mário Quidá trouxe uma visão moderna e conectada com as necessidades reais da população”, afirmou a gestora.
No campo do turismo, a secretaria apresentou avanços importantes na estruturação de um plano de trabalho baseado em cinco eixos estratégicos: organização do sistema municipal, estruturação e ordenação turística, capacitação, diversificação da oferta e gestão do mercado. A criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTURVG) e o diálogo com diversas entidades do setor, como ABAV, ABIH, SINGTUR e SOBRESVAG, revelam o compromisso da gestão com o planejamento integrado e a valorização da cultura e identidade local.
Já o vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) destacou a importância da intersetorialidade. “O desenvolvimento econômico precisa dialogar com as demais áreas da administração, como assistência social, educação, cultura e infraestrutura. É isso que estamos fazendo em Várzea Grande. O mutirão de empregos com o Sine e a Secretaria de Assistência Social, por exemplo, mostra que é possível unir forças para gerar oportunidades e melhorar a vida das pessoas”.
A gestão também avançou na formalização de marcos legais para atrair novos empreendimentos, como a elaboração de minutas de projetos de leis complementares que visam institucionalizar o Programa de Desenvolvimento Econômico e criar os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Inovação, além dos respectivos fundos.
“Estamos criando bases sólidas para que Várzea Grande se transforme em um polo de inovação, turismo e desenvolvimento sustentável. A cidade tem potencial, e agora está começando a mostrar resultados concretos com planejamento e seriedade”, concluiu o secretário Mário Quidá Neto.
Os próximos passos incluem a implantação de um painel econômico, capacitações em parceria com o Sebrae, novas edições do programa Acelera VG em bairros da cidade e a ampliação dos canais de participação da sociedade civil, visando consolidar um ambiente de negócios mais atrativo e inclusivo em Várzea Grande.