menu
08 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
08 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Segunda-feira, 07 de Julho de 2025, 09:24 - A | A

Segunda-feira, 07 de Julho de 2025, 09h:24 - A | A

ILUMINAÇÃO IRREGULAR

Iluminação precária no Contorno Leste vira dor de cabeça para nova gestão em Cuiabá, afirma Abílio

O gestor acusa diretamente o ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) por ter inaugurado a obra de forma precipitada, mesmo sem a finalização de pontos essenciais, incluindo o sistema elétrico

ALISSON OLIVEIRA

 

Em meio às críticas à herança da administração anterior, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), classificou como “quase irreversível” a situação da iluminação pública em parte do Contorno Leste, trecho viário entregue no final de 2024 com diversas falhas técnicas.

 

O gestor acusa diretamente o ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) por ter inaugurado a obra de forma precipitada, mesmo sem a finalização de pontos essenciais, incluindo o sistema elétrico.

 

“É uma obra que jamais deveria ter sido liberada para o tráfego, oferecendo risco à segurança da população e com a iluminação completamente irregular”, afirmou Abilio, destacando que o projeto entregue em dezembro passado cobriu apenas 75% do previsto inicialmente  dos 23 km prometidos, apenas 17,3 km foram concluídos.

 

A infraestrutura também incluía ciclovia e pista dupla, mas sem o sistema de iluminação em funcionamento adequado, a segurança viária foi comprometida.

 

Logo no início do mandato de Abilio, em janeiro de 2025, moradores da região protestaram após diversos acidentes, alguns fatais, atribuídos à ausência de iluminação. Uma vistoria feita na época revelou ligações clandestinas de energia (“gatos”) e falhas na instalação da rede elétrica.

 

Como resultado, a Eletronorte interrompeu o fornecimento, citando riscos técnicos e de segurança.

 

“O projeto é falho. Não se trata do traçado da via, mas do planejamento. Colocar uma via que exige postes altos de iluminação sob uma linha de transmissão de alta tensão é um erro grave”, criticou o prefeito. Ele ressaltou que essa decisão técnica torna inviável a instalação de postes de grande porte, o que prejudica diretamente a luminosidade e eleva os custos da correção.

 

Mesmo reconhecendo os entraves, a atual gestão afirma ter encaminhado à Eletronorte um novo projeto de iluminação pública.

 

“Estamos agora à espera da aprovação. Mas é importante frisar: a Eletronorte tem autonomia nacional e o município não tem ingerência direta sobre ela”, ponderou.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia

Cidadão 07/07/2025

Pois é.... E o M1N1STÉR10 PÚBL1C0 continua \"DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO\"...

positivo
0
negativo
0

1 comentários