O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz (Republicanos), confirmou que a previsão para o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires assumir a gestão do Hospital Regional de Sinop continua sendo o mês de agosto. A informação foi dada durante visita à sede do portal Só Notícias.
De acordo com Miguel, que também preside o consórcio, o plano de trabalho está em análise final pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). “Se for devolvido sem ajustes, já será possível assinar o termo de convênio. Com isso, o consórcio poderá iniciar as contratações das equipes médica e administrativa para gerir o hospital”, explicou.
A proposta é um projeto-piloto do Governo de Mato Grosso, que repassa a gestão hospitalar a um consórcio intermunicipal, formado por 16 prefeituras. O hospital, no entanto, atende uma macro região com cerca de 37 municípios.
“É um novo formato de gestão, muito próximo de um modelo privado. Haverá metas claras e possibilidade de substituição de equipes que não atingirem os resultados esperados. A ideia é fazer mais com o mesmo orçamento", afirmou o prefeito.
Miguel Vaz destacou que, mesmo sem experiência direta na gestão hospitalar, o consórcio já atua com êxito em áreas como a compra regionalizada de medicamentos e serviços médicos, o que dá segurança para avançar nesse novo modelo.
A proposta prevê contratação direta de profissionais pelo consórcio, sem vínculo com carreira pública. “Nada contra servidores de carreira, mas o modelo será mais dinâmico, baseado em performance”, acrescentou.
O plano de trabalho, que embasa o termo de convênio, inclui metas de cirurgias, especialidades atendidas e estrutura administrativa. O atual custo mensal do hospital é de aproximadamente R$ 12 milhões, valor que será mantido pelo Estado, mas com a expectativa de maior eficiência.
“A Secretaria continuará repassando o mesmo recurso, mas a execução e os resultados passarão a ser responsabilidade do consórcio. A prestação de contas será feita mensalmente, com balanços trimestrais”, concluiu Miguel Vaz.
Com inf . do Só Noticias
Elygia 26/06/2025
Porque o consórcio que ele é presidente, não havia outros? Foi realizada licitação ou outro processo de escolha? Coincidência 0ou outra forma de continuar mamando na terá do Estafo e conseguentemente do povo????????????
1 comentários