A disputa pelo Governo de Mato Grosso nas eleições de 2026 já apresenta um cenário bastante competitivo, segundo levantamento divulgado hoje pela Paraná Pesquisas.
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) lidera com 21,9% das intenções de voto no cenário estimulado, seguida de perto pelo senador Wellington Fagundes (PL), com 19,4%, e pelo vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), com 16,9%.
Os três estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
Outros nomes na disputa incluem o senador Jayme Campos (União), com 11,8%, e Carlos Fávaro (PSD), que aparece com 4,3%. Odílio Balbinotti (sem partido) tem 4,2%, José Carlos do Pátio (PT) aparece com 3,5%, e Max Russi (PSB) com 2,4%. Entre os entrevistados, 6% não souberam opinar e 9,7% declararam voto branco ou nulo.
Num segundo cenário, Janaina Riva amplia sua vantagem e alcança 26,6% das intenções, seguida por Pivetta com 19% e Jayme Campos com 14,7%. Já num terceiro cenário, a disputa volta a apertar: Janaina com 22,1%, Wellington com 21,4% e Pivetta com 17,5%.
Na pesquisa espontânea, o atual governador Mauro Mendes (União) foi o mais citado com 10,3%, mesmo não podendo disputar um terceiro mandato consecutivo.
Pivetta aparece com 2,3%, seguido por Wellington (1,2%) e Abílio Brunini (PL), atual prefeito de Cuiabá, com 1%. Janaina também foi lembrada por 1% dos entrevistados.
A pesquisa mostra ainda uma alta taxa de aprovação do atual governo estadual: 82,7% dos entrevistados avaliaram positivamente a gestão de Mauro Mendes. Quando se trata da corrida ao Senado, o governador lidera com folga, seguido por Janaina e Pedro Taques.
O levantamento ouviu 1.540 pessoas em 60 municípios entre os dias 7 e 11 de maio, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.