O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou nesta terça-feira (6) que concederá a Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores públicos do município, com base na data-base de maio. A medida garante a reposição da inflação para os funcionários públicos municipais.
Em declarações feitas durante uma visita à Câmara Municipal, Brunini afirmou que o índice de correção da RGA ainda está sendo estudado pela equipe econômica da prefeitura. “Eu não sei os índices, porque são eles que estão analisando. Deve ser fixado com base no percentual de um indicador. Aí tem que falar com o Marcelo Bussiki, ver como vai ser e como será pago”, explicou.
A possibilidade de pagamento da RGA gerou apreensão, dado o contexto de calamidade financeira do município. No início do ano, Abílio Brunini decretou uma situação de emergência fiscal devido ao acúmulo de dívidas, incluindo o pagamento dos salários de dezembro, que só foi quitado no começo de janeiro, já sob sua gestão.
Apesar dessa situação delicada, o prefeito garantiu que os direitos dos servidores estão sendo respeitados e que o pagamento da RGA será cumprido. "Desde que entrei, os servidores estão mais tranquilos. Paguei cinco folhas em quatro meses, pagamos o prêmio saúde, que é direito de todos, todas as insalubridades, todas as verbas indenizatórias, tudo junto. Se o servidor não estiver tranquilo comigo, aí tem que estar com saudade do Emanuel", ironizou, referindo-se ao ex-prefeito Emanuel Pinheiro.
A definição do índice da RGA, assim como o cronograma de pagamento, segue em análise pela gestão municipal e deverá ser comunicado em breve.