Entre os dias 24 e 27 de junho, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE-PJC), deflagrou a "Operação Amazônia" contra o garimpo ilegal nos municípios de Paranaíta e Carlinda. A ação resultou na apreensão de maquinários utilizados na extração clandestina de ouro e na aplicação de cerca de R$ 400 mil em multas ambientais.
De acordo com informação da Sema-MT, cinco locais foram fiscalizados, todos sem licenciamento ambiental e com danos a cursos d'água e áreas de preservação permanente. Os empreendimentos foram embargados e os infratores autuados.
Também foram apreendidos quatro motores estacionários acoplados a bombas d’água (dragas), uma escavadeira hidráulica e 2.500 litros de óleo diesel. Os equipamentos, motores e escavadeira, foram entregues ao município de Paranaíta, que ficou responsável por sua guarda na condição de fiel depositário. Já o combustível foi doado à Secretaria Municipal de Obras, para uso em serviços públicos.
A operação Amazônia, que integra órgãos estaduais e federais, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), tem como instrumentos o monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso, fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental, embargo de áreas, apreensão e remoção de máquinas flagradas em uso para o crime e a responsabilização de infratores.
Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas pela Ouvidoria da Sema (telefone 3613-7398 ou WhatsApp 98153-0255), pelo e-mail [email protected], no app MT Cidadão ou diretamente à Polícia Militar, pelo número 190.