Na manhã desta terça-feira (17) a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Perfídia, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido no envio de mulheres brasileiras para exploração sexual na Bélgica. A ação cumpre quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Uberlândia (MG), Rio Verde (GO) e Goiânia (GO), expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal de Mato Grosso.
A nova fase da operação é um desdobramento das investigações iniciais e teve início a partir da análise das provas coletadas na primeira etapa, que possibilitaram a identificação de um segundo núcleo de envolvidos no esquema criminoso. De acordo com as apurações da Polícia Federal, esse grupo atuava no gerenciamento dos sites utilizados para a exploração sexual e também realizava o atendimento em nome das vítimas.
Deflagrada em agosto de 2024, a primeira fase da Operação Perfídia teve como foco a desarticulação de um esqueme de tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual na Europa. As investigações revelaram que as vítimas eram aliciadas no Brasil com falsas promessas de emprego e, ao chegarem ao exterior, tinham seus documentos retidos e eram forçadas a se prostituir.
Veja vídeo: