Na manhã desta quinta-feira (24), uma força-tarefa formada pela Polícia Civil de Mato Grosso e fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou a "Operação Castanheira", no município de Peixoto de Azevedo, no norte do estado. A iniciativa teve como foco a repressão ao armazenamento irregular de madeira da espécie castanheira, protegida por lei.
Durante a ação, os agentes vistoriaram três depósitos de madeira situados na área urbana da cidade. Em todos os locais, foram encontradas grandes quantidades de madeira serrada sem a documentação exigida que comprove a origem legal e o transporte regular do material.
Os responsáveis - três homens com idades entre 39 e 64 anos - foram autuados no local. Eles não apresentaram licenças ambientais válidas e assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). Todos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil do município.
A madeira apreendida será encaminhada para análise dos órgãos ambientais. Os suspeitos responderão com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que proíbe a comercialização, transporte e armazenamento de produtos de origem vegetal sem a devida autorização legal.
As ocorrências serão enviadas ao Ministério Público e demais instâncias competentes para as medidas legais cabíveis.