A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e a Polícia Civil de Mato Grosso iniciaram uma ação conjunta para combater o crescimento dos casos do chamado Golpe do Falso Advogado. A parceria tem como objetivo orientar a população sobre o modo de atuação dos criminosos, fortalecer medidas preventivas e facilitar a realização de denúncias.,
O delegado Vinícius Nazário, da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, reforça que o golpe é marcado por abordagens com tom de urgência. "O cidadão precisa desconfiar de cobranças inesperadas e confirmar diretamente com a OAB ou com o profissional mencionado antes de fazer qualquer pagamento", orienta.
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, alerta que os golpistas utilizam nomes reais de advogados regularmente inscritos para passar credibilidade às vítimas. Eles obtêm informações básicas de processos judiciais e entram em contato com os envolvidos, geralmente por telefone ou aplicativos de mensagens, exigindo pagamentos sob justificativas falsas.
"Os golpistas se passam por advogados entram em contato com as vítimas através de chamadas telefônicas com o DDD do estado de Mato Grosso ou outros estados, mensagens via WhatsApp, utilizando fotos dos advogados, logos dos escritórios e utilizando até mesmo a linguagem jurídica. Alguns criminosos chegam a gravar vídeos se apresentando com advogados", informou Gisela.
A OAB-MT esclarece que advogados não fazem cobranças via mensagens e lembra que os profissionais podem ser verificados por meio do site oficial da instituição. A checagem do número de registro e da validade de procurações é essencial para evitar fraudes.
A atuação integrada entre OAB-MT e Polícia Civil reforça a importância da prevenção e da informação como ferramentas para garantir a segurança jurídica da população e preservar a confiança na advocacia.
Assista ao vídeo para saber como não cair no golpe: