Cinco homens morreram após trocar tiros com policiais militares na noite da última segunda-feira (30) em Araguari, no Triângulo Mineiro. A perseguição teve início por volta das 23h no Bairro Brasília e encerrou-se dentro de um posto de combustíveis na Avenida Theodolino Pereira de Araújo, onde o automóvel ocupado pelos suspeitos foi cercado.
De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos recusaram à abordagem e reagiram, disparando contra os agentes, que revidaram para se defender. Dois policiais ficaram levemente feridos, sem risco de morte. O veículo dos suspeitos foi atingido por cerca de 30 disparos.
Perfil dos suspeitos e antecedentes criminais
Os mortos foram identificados como integrantes de uma facção criminosa com atuação em Uberlândia, Araguari e Santa Vitória. A soma dos registros policiais chega a mais de 25 crimes. Segundo a Polícia Civil, o grupo tinha histórico significativo:
-
Douglas Vinicius Gomes de Morais, 26 anos – cinco passagens por uso e tráfico de drogas;
-
André Luiz Ramos, 22 anos – registros por lesão corporal, receptação e tráfico;
-
João Pedro Martins Silvestre, 23 anos – porte ilegal de arma (3x), receptação (3x), associação criminosa e adulteração de veículo;
-
Lucas Eduardo Gomes dos Santos, 21 anos – tráfico (2x) e receptação;
-
Wellington da Silva Paulino, 25 anos – passagens por homicídio, porte de arma (2x), tráfico, roubo (2x) e receptação.
Veja o vídeo do momento do confronto:
Ver essa foto no Instagram
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) confirmou que Wellington e Douglas tiveram quatro passagens pela prisão, enquanto Lucas Eduardo foi detido duas vezes.
Armas e ligação com outros crimes
No local da ocorrência, foram apreendidas duas pistolas, um revólver e uma submetralhadora. A investigação também confirmou a participação de um dos suspeitos em um roubo recente a uma residência, onde foram levados R$ 124 mil.
Vídeos gravados por câmeras de segurança mostram o momento em que os suspeitos, feridos, caem no solo, sendo em seguida colocados por policiais dentro de uma viatura.
A Polícia Civil segue investigando o caso para apurar detalhes do confronto, incluindo a participação de cada um dos suspeitos em crimes anteriores e o armamento utilizado durante o embate.
Em nota, a PM informou que, durante a abordagem, os cinco ocupantes resistiram e atiraram contra os policiais.
Leia a nota na íntegra abaixo
''A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Quinquagésimo Terceiro Batalhão de Polícia Militar, informa sobre uma ocorrência de confronto armado em Araguari, na noite de 30 de junho de 2025, onde durante patrulhamento de rotina na Avenida Amazonas, bairro Bela Suíça, militares identificaram um veículo Fiat Freemont, cor prata, com alerta de furto/roubo e associado a crimes recentes de homicídio e roubo na cidade.
Ao receberem ordem de parada, os ocupantes do veículo desobedeceram e iniciaram uma fuga em alta velocidade, expondo a risco a segurança dos policiais e de terceiros.
Durante a perseguição, os indivíduos no Fiat Freemont efetuaram disparos de arma de fogo contra as guarnições policiais, que reagiram à injusta agressão. O acompanhamento tático, com a participação de diversas equipes, prosseguiu por vários bairros até a Avenida Teodolino Pereira de Araújo, onde o veículo foi interceptado. Mesmo após a imobilização do veículo, os ocupantes mantiveram resistência armada, tornando necessário o uso diferenciado da força para cessar a agressão e garantir a segurança dos militares e da comunidade.
A operação policial resultou na apreensão de quatro armas de fogo – duas pistolas calibre .380, um revólver calibre .38 e uma submetralhadora calibre .380 – além de um colete balístico. Dois indivíduos feridos foram socorridos à UPA de Araguari, mas não resistiram aos ferimentos. Outros três indivíduos faleceram no local do confronto.
Dois policiais militares sofreram ferimentos durante a ocorrência e receberam atendimento médico imediato, sem risco à vida. As circunstâncias do ocorrido estão sendo apuradas pelas autoridades competentes, com acompanhamento da Polícia Judiciária Militar e da perícia técnica.
A Polícia Militar reafirma seu compromisso inabalável com a segurança pública e a proteção da sociedade mineira, atuando de forma enérgica e responsável no combate à criminalidade.''
Araguari-MG, 1° de julho de 2025
AGÊNCIA LOCAL DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 53° BPM".