Um esquema de importação ilegal de eletrônicos com ramificações no Mato Grosso levou a Polícia Federal e a Receita Federal a deflagra, na manhã desta quarta-feira (20, a Operação Falso Fidalgo. A investigação teve início após a prisão de um boliviano com celulares contrabandeados que seriam entregues a um comércio no município de Cáceres (MT).
As investigações identificaram movimentações financeiras expressivas que não condiziam com a renda declarada pelos investigados, além de diversas inconsistências na documentação fiscal, reforçando os indícios de fraude tributária.
Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça Federal, em residências e estabelecimentos comerciais ligados ao esquema. Também foi determinado o bloqueio de bens e valores que somam aproximadamente R$ 64 milhões.
Os materiais apreendidos, como celulares e outros eletrônicos de origem estrangeira, poderão ser leiloados, incorporados ao uso de órgãos públicos ou destinados a entidades assistenciais, conforme previsto em lei.
Veja vídeo: