A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu, nesta terça-feira (29), três mandados de busca e apreensão nas cidades de Itaquaquecetuba (SP), durante a Operação Podium Car. A ação visa desarticular um grupo criminoso envolvido em golpes eletrônicos por meio de perfis falsos em redes sociais.
Os mandados foram expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) de Cuiabá, com base nas investigações da Delegacia Especializada de Estelionato da capital mato-grossense. Segundo o delegado adjunto Bruno Palmiro, que conduz o inquérito, os suspeitos clonavam perfis de familiares das vítimas para solicitar transferências bancárias destinadas, supostamente, ao pagamento de dívidas com uma empresa.
As investigações apontaram que o grupo se aproveitava da reputação de um estabelecimento comercial legítimo de Cuiabá o lava-jato “Podium Car” para dar aparência de credibilidade às transações e ocultar a natureza fraudulenta dos atos.
Em um dos casos apurados, uma moradora de Cuiabá, em tratamento contra o câncer, foi enganada após ser contatada por um perfil falso de um familiar. Sensibilizada, ela realizou a transferência de valores acreditando que estava ajudando em uma situação emergencial.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos celulares, notebooks, chips de telefonia e outros dispositivos eletrônicos que serão encaminhados à perícia técnica. A Polícia Civil continua com as investigações para identificar outros envolvidos no esquema e buscar a recuperação dos valores perdidos pelas vítimas.
O nome da operação faz referência ao lava-jato “Podium Car”, usado como fachada pelo grupo criminoso para dar aparência de legitimidade às fraudes.