Uma ação conjunta do Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA) e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) resultou no fechamento de mais um garimpo ilegal no estado de Mato Grosso. A operação, realizada nesta segunda-feira (29), ocorreu na zona rural de Nova Guarita (MT0. É o quarto ponto de extração clandestina de minério desarticulado pelas autoridades em apenas oito dias.
Durante a operação, que integra a força-tarefa da Operação Tolerância Zero, os policiais militares localizaram quatro motobombas usadas na mineração e uma espingarda calibre 36, com um cartucho intacto. Os equipamentos foram encontrados em meio à vegetação, próximo a um barraco improvidado. As motobombas foram inutilizadas por não poderem ser transportadas, e a arma foi entregue à Delegacia de Peixoto de Azevedo (MT). Ninguém foi detido.
A ofensiva contra a extração ilegal de minério tem se intensificado na região norte de Mato Grosso. Além de Nova Guarita, nos últimos dias as equipes também desmontaram estruturas semelhantes em Matupá, Novo Mundo e Terra Nova do Norte. Nas operações anteriores, maquinários, equipamentos de dragagem e combustível foram apreendidos e inutilizados. Nenhum suspeito foi localizado até o momento.
A Polícia Militar Ambiental reforça que operações de combate ao garimpo ilegal continuam em andamento no estado e alerta que a prática, além de ilegal, causa danos irreversíveis ao meio ambiente.