A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência de Polinter e Capturas (Gepol), deflagrou nesta sexta-feira (18) a Operação Encarcerados, com o objetivo de cumprir 11 mandados de prisão contra detentos já custodiados em diferentes unidades prisionais do estado.
Os mandados foram executados nas seguintes unidades: Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, Penitenciária Central do Estado (PCE), Cadeia Pública de Alta Floresta e Cadeia Pública de Cáceres.
As ordens judiciais foram expedidas com base em inquéritos instaurados pela própria Polícia Civil, envolvendo crimes como homicídio, tráfico de drogas, roubo, estelionato e coação. Com o cumprimento dos novos mandados, os presos deixam de ter direito à progressão de regime ou liberdade condicional, permanecendo reclusos.
Segundo a delegada titular da Polinter, Sílvia Pauluzi de Siqueira, a operação reforça o trabalho permanente da unidade no rastreio e responsabilização de condenados e foragidos da Justiça.
“As equipes realizam constantemente levantamentos para localizar criminosos com mandados em aberto. Mesmo que já estejam presos por outros crimes, esses alvos precisam responder por todos os processos nos quais são envolvidos”, destacou a delegada.