Na manhã da última sexta-feira (27), uma ação integrada das forças de segurança de Mato Grosso resultou na apreensão de 455 quilos de pasta base de cocaína em Alto Garças (MT). A droga estava escondida em um fundo falso de uma carreta, que também foi apreendida. O prejuízo estimado às organizações criminosas ultrapassa R$ 8,1 milhões. Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão Ambiental, 15º Batalhão, Força Tática do 4º Comando Regional, Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e Polícia Federal.
A ocorrência teve início após as forças de segurança receberem informações sobre um caminhão Scania que, embora declarado para transporte de grãos, estaria sendo usado para o tráfico de drogas.
Com base nesses dados, as equipes policiais monitoraram a rota do veículo e o localizaram na BR-364, no trecho próximo a Alto Garças. Durante a abordagem, foram encontrados dois ocupantes no caminhão. Ao serem questionados, os suspeitos apresentaram versões contraditórias em seus depoimentos, o que aumentou as suspeitas dos agentes.
Em seguida, foi solicitado o apoio do canil da Polícia Federal, que já estava no local, para a realização de diligência com cão farejador. O animal indicou a presença de materiais ilícitos no veículo.
A carreta foi então encaminhada para o esvaziamento da carga de soja, quando os policiais descobriram um fundo falso que se estendia por toda a largura do reboque. No compartimento oculto, foram encontrados 455 tabletes de substância análoga à pasta base de cocaína.
Os dois suspeitos foram presos em flagrante e conduzidos, juntamente com todo o material apreendido, à sede da Polícia Federal em Cuiabá, onde foi registrado o boletim de ocorrência e tomadas as providências legais cabíveis.