menu
18 de Maio de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
18 de Maio de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

MULHER Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024, 16:34 - A | A

Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024, 16h:34 - A | A

COMPORTAMENTO

Confraria de vinho eleva o paladar feminino em Cuiabá

Enquanto o mercado de consumidoras de vinhos no Brasil cresce,  Cuiabá acompanha, e a  próxima confraria de mulheres, já está marcada para 24 de fevereiro

Ana Barros

Em Cuiabá, um grupo singular de mulheres está movimentando o cenário da enologia na cidade, unindo a paixão pelo vinho em encontros mensais repletos de degustação, aprendizado e troca de informações. Ao redor de uma mesa preparada com esmero pela Sommelière e vice-presidente da Associação Brasileira de Sommelier de Mato Grosso (ABS-MT), Jane Nezzi e Priscila Candida, proprietária do Empório Brissac, essas mulheres se reúnem para apreciar e colecionar bons momentos.


Os encontros mensais não se limitam apenas à degustação. Sob a orientação da Sommelière, as participantes se dedicam a desenvolver seus sentidos de olfato e paladar, demonstrando satisfação por aprender a escolher e indicar vinhos sem medo.
Uma das confrarias em destaque é a Wine And Woman, recente, mas já com mais de 20 participantes no grupo do WhatsApp. A empresária Priscila enfatiza que o objetivo vai além da apreciação da iguaria; a confraria busca a criação de amizades, boas risadas e a troca de informações.


Dados da ABE,  Associação Brasileira de Enologia , apontam que o consumo de vinho no Brasil já tinha se intensificado antes da pandemia — que acabou contribuindo ainda mais para a expansão do mercado. “Se tínhamos 1,8 a 2,0 litros/ano, por habitante, em 2021 aumentou para 2,8. Parece uma diferença pequena, mas representou muito em volume de comercialização”. O  interesse feminino por vinhos e espumantes tem crescido significativamente. Observando mais amigas em restaurantes acompanhadas de taças do que há dez anos.


Conforme dados da ABE, revela uma estatística relevante: para 2023, 43% dos inscritos nos cursos em São Paulo são mulheres.

Ainda de acordo com pesquisa da Amavi (Asociación para Mujeres Amantes del Vino, realizada através da pesquisa de hábitos diários das mulheres espanholas, elas preferem vinho tinto! Pois é 46% das mulheres entrevistadas preferem preferem vinho tinto, 28% preferem o vinho branco, 12% optam pelo espumantes, 6% roses e o restante apreciam vinhos doces e licores. 

 


Dados da Associação Brasileira de Enologia indicam que o consumo de vinho no Brasil tem aumentado, atingindo 2,8 litros/ano por habitante, isso só em 2021. Especialistas em enologia, destacam que as confrarias exclusivas estão se multiplicando rapidamente, desmistificando estereótipos e ampliando o interesse feminino para além dos cursos de sommelier, abrangendo a produção, atuação em vinícolas, marketing e o mercado como um todo.

Enquanto o mercado de consumidoras de vinhos no Brasil cresce,  Cuiabá acompanha, e a  próxima confraria de mulheres, já está marcada para 24 de fevereiro e promete reunir novamente amantes de vinhos em um ambiente descontraído. 


Assim, enquanto o Brasil se despede de estigmas e estereótipos, a confraria Wine And Woman e outras iniciativas femininas contribuem para a expansão do universo dos vinhos, criando laços e saboreando o prazer de degustar uma boa taça em boa companhia.


Comente esta notícia