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Começou nesta quinta-feira (24) o pagamento do ressarcimento a segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foram vítimas de descontos irregulares em seus benefícios.
A devolução seguirá a ordem de adesão ao acordo, ou seja, quem solicitou primeiro será atendido primeiro.
Todos os valores serão corrigidos monetariamente com base no IPCA e depositados diretamente na conta onde o benefício é recebido, sem necessidade de repassar dados bancários ou ingressar com ação judicial.
O acordo de ressarcimento pode ser feito de forma gratuita, com segurança, através do aplicativo Meu INSS, pelo site gov.br/inss, pela Central 135 ou presencialmente nas agências dos Correios. O prazo para contestar os descontos indevidos vai até o dia 14 de novembro de 2025, mas a adesão ao acordo poderá continuar mesmo após essa data.
Podem participar do processo todos os beneficiários que contestaram os descontos e não obtiveram resposta da entidade envolvida no prazo de 15 dias úteis. Após esse prazo, o sistema libera automaticamente a opção de adesão ao acordo.
Importante destacar que o INSS não envia links por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagem como o WhatsApp. A orientação é para que os beneficiários utilizem exclusivamente os canais oficiais para garantir segurança no procedimento.
Segundo o governo federal, a iniciativa busca corrigir uma injustiça e devolver aos aposentados e pensionistas aquilo que lhes foi tirado de forma indevida. A expectativa é que milhares de pessoas sejam beneficiadas, com a devolução feita de maneira rápida, transparente e sem burocracia.