A 57ª edição da Expoagro abriu suas portas com brilho e prestígio na noite da última sexta-feira (11), reunindo as maiores lideranças do setor produtivo e político de Mato Grosso. Em meio às personalidades que prestigiaram o evento, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, marcou presença com a postura firme e cordial que lhe é característica, ladeado pelo governador Mauro Mendes, em uma demonstração clara de união institucional em prol do desenvolvimento do Estado.
Realizada no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, a tradicional feira agropecuária reafirma o papel de Cuiabá como Capital do Agronegócio e palco de uma das maiores vitrines econômicas e culturais do Centro-Oeste. Com discurso assertivo, Abílio destacou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das cadeias produtivas e com o estímulo à cultura local. “Cuiabá tem orgulho de ser a Capital do Agro. Participar ativamente da Expoagro é reconhecer a força do nosso campo, valorizar o empreendedorismo e promover a cultura que pulsa em nossa gente”, pontuou o prefeito, sendo muito aplaudido pelos presentes.
Ao lado do secretário municipal de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão, o prefeito ressaltou a importância do evento para o turismo, a economia e a identidade da capital. Um dos grandes destaques da programação deste ano é o Festival Chico Gil de Lambadão, que será realizado pela primeira vez no palco principal da feira, numa iniciativa inédita da Prefeitura de Cuiabá. “É um gesto de respeito às nossas raízes e de valorização da produção musical das periferias cuiabanas”, destacou Brunini.
A presença do governador Mauro Mendes, dos senadores Wellington Fagundes e Margareth Buzetti, além de deputados federais e estaduais, reforçou o prestígio da noite de abertura. Em um momento de grandes projeções econômicas para Mato Grosso — com expectativa de crescimento de 5,8% no PIB estadual e mais de 10% no setor agropecuário —, a força do agronegócio foi celebrada com otimismo e união.
Com programação que se estende até o dia 20 de julho, a Expoagro reafirma o elo entre produção e tradição, e encontra na figura de Abílio Brunini um aliado comprometido não apenas com o desenvolvimento econômico, mas com a alma da cidade que governa. Um líder que, ao lado de Mauro Mendes, sabe que o futuro também se planta com cultura, inovação e respeito à história do seu povo.