Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso (foto) se defendeu nesta terça-feira, 27, durante sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), das críticas que recebeu por ter participado de uma festa com empresários.
Antes de iniciar a deliberações sobre processos disciplinares, Barroso anunciou o lançamento de quatro novos serviços no portal jus.br e falou sobre evento, que ficou marcado pela presença do CEO do iFood. Acabou sobrando para a imprensa.
“Na última quinta-feira, nós realizamos em São Paulo um jantar para a obtenção de recursos para o nosso programa de bolsas. Nós pretendemos dar 100 bolsas de 3.000 reais por 2 anos para os 100 primeiros colocados negros no Exame Nacional de Magistratura. É um programa do Conselho Nacional de Justiça. Nós só havíamos arrecadado metade do que pretendíamos e, portanto, com a ajuda da procuradora geral do Estado, de São Paulo, Inês Coimbra, fizemos um jantar para arrecadação de fundos com empresários em São Paulo, porque estamos utilizando dinheiro privado para este fim que é administrado pela Fundação Getúlio Vargas”, comentou, em sua defesa, antes de partir para o ataque:
“Precisam vender jornal falando bobagem”
“No Brasil existem, atualmente, duas grandes categorias de pessoas: as que fazem alguma coisa e as que têm razão. Portanto, a gente tem que continuar fazendo e deixar parado as que têm razão, que precisam vender jornal falando bobagem.”
Pouco depois de iniciar as deliberações da sessão, Barroso explicou seu comentário “comentário indignado”.
“O meu comentário indignado é que a gente fez um jantar para arrecadar fundos para o programa e a matéria disse que eu me reunir com empresários a pretexto de arrecadar fundos. Então, está bom. A incultura é um problema difícil de sanar no Brasil”, reclamou.
Barroso se defendeu e atacou a imprensa, mas não comentou o fato de que, mais uma vez, um ministro do STF frequentava, como se fosse normal, um evento público no qual também estavam empresários cujas empresas têm interesses sob julgamento no tribunal.