menu
11 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
11 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

ARTIGOS Sábado, 09 de Agosto de 2025, 16:56 - A | A

Sábado, 09 de Agosto de 2025, 16h:56 - A | A

DIA DOS PAIS

Dia dos Pais e a importância da paternidade presente

Neste domingo, dia 10 de agosto,os brasileiros vão celebrar o Dia dos Pais

DA ASSESSORIA

 

Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Dia dos Pais ocupa a 4ª posição entre as datas comemorativas mais importantes para o varejo, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.

 

Essa quarta posição, é reflexo de uma sociedade que ainda apresenta um déficit de paternidade, uma vez que um estudo da USP (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo) estimou que aproximadamente 5,5 milhões de brasileiros não possuem registro paterno em sua certidão de nascimento, número bem expressivo e preocupante.

 

São tão comuns os casos da ausência paterna, que o Judiciário Matogrossense realiza anualmente a campanha “Pai Presente”, um mutirão para facilitar o reconhecimento da paternidade, garantindo que crianças, adolescentes e até adultos que não possuem o nome do pai na certidão de nascimento possam ter o reconhecimento formal da paternidade, junto com todos os direitos decorrentes disso.

 

Por outro lado, é fundamental destacar a presença e movimento dos homens no exercício real de sua paternidade. Tenho 41 anos e sinto-me privilegiada em dizer que tive e ainda tenho, um pai extremamente presente, tanto na minha vida, quanto dos meus filhos.

 

Meu pai sempre fez questão de ser pai, me incentivou a viver, a estudar, a escolher a minha profissão. Me ensinou a pescar, a dirigir, além de ter princípios de humildade e respeito ao próximo.

 

Eu sou uma mulher criada por um homem para ser livre, independente e ter escolhas sobre a minha própria vida. Eu tenho um pai presente. Meus filhos têm um avô presente, e isso é tão raro que precisa ser contado.

 

Os homens precisam saber a importância da presença paterna na vida dos filhos, este é um terreno que a mãe não consegue semear. O pai entrega a energia da proteção, força, coragem, audácia, ambição.

 

A minha identidade foi completamente moldada pelos meus pais, cada um me entregou a sua semente, eu as transformei, multipliquei e agora entrego aos meus filhos, sob a orientação, e proteção do meu pai.

 

Dizem que por trás de uma mulher forte, existe outra, mas no meu caso existe um pai que nunca questionou e sempre acreditou no potencial de sua filha.

Sim. Eu terei um Feliz dia dos Pais, e o nome dele é Robson Figueiredo.

 

Obrigada por tanto.

 

Com amor, sua filha.
Thaísa Figueiredo.

 

Thaísa Figueiredo, advogada, empreendedora, idealizadora da Ampara Elas (@amparaelas) e do Negócio Dela$ (@negocio.delas), entusiasta da liberdade emocional e financeira das mulheres

 

Click aqui e receba notícias em primeira mão

 

Comente esta notícia

Cristyane Penha 09/08/2025

Arrasou sábias palavras! Família nosso bem maior!

positivo
1
negativo
0

1 comentários