Na edição desta quarta-feira (8), o Jornal Nacional teve uma participação especial de William Bonner, 61, direto do Vaticano, para repercutir a nomeação do papa Leão 14. A transmissão chamou atenção pela ausência de Ilze Scamparini, 66, tradicionalmente responsável pela cobertura papal na Globo, e também pelo agradecimento público feito pelo apresentador à repórter.
O que aconteceu
Bonner entrou ao vivo na abertura do telejornal sem a presença de Ilze e trouxe bastidores sobre a escolha do novo pontífice, o cardeal americano Robert Prevost, eleito como papa Leão 14 no segundo dia de conclave. Na sequência, ele chamou uma reportagem de Ilze, que traçou o perfil do novo líder da Igreja Católica.
Ao final da matéria, o jornalista fez questão de reconhecer o esforço da colega, que segue trabalhando mesmo enfrentando um tratamento doloroso para uma lesão no joelho.
“Mesmo enfrentando um tratamento longo e doloroso de uma lesão no joelho, a Ilze ficou com a gente até o fim do JN. Enfrentou também um frio de 14 graus e não tava com esse meu casaco espetacular, que já tem 20 anos. Isso só faz aumentar a nossa admiração pela forma como ela exerce a nossa profissão”, declarou Bonner.
O gesto ocorre um dia após um climão entre os dois, quando, durante a transmissão de terça-feira (7), houve uma troca de falas desconfortável ao vivo.
Contexto
Ilze Scamparini é repórter da Globo no Vaticano há mais de duas décadas e referência na cobertura de conclaves e eventos do Vaticano. Mesmo em recuperação, ela segue na cobertura da nomeação do novo papa.