O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), fez duras críticas ao Congresso Nacional e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante reunião de governadores de oposição realizada nesta quinta-feira (7), em Brasília.
O encontro, articulado pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), discutiu os impactos econômicos das tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil e a condução do governo federal diante do cenário.
Caiado classificou o Congresso como “o mais acovardado que já viu” e afirmou que o país vive um momento em que falta coragem para pautar e votar matérias importantes, como a anistia. Ele também condenou decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal (STF), que, segundo ele, aumentam a tensão política e desrespeitam a lógica democrática.
A reunião contou ainda com os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ), Jorginho Mello (SC), Ratinho Júnior (MG), Wilson Lima (AM) e o anfitrião Ibaneis Rocha (DF). Segundo Caiado, setores estratégicos, como o de carnes, estão sofrendo queda nos preços em Goiás devido à barreira comercial norte-americana, o que prejudica empregos e investimentos.
O goiano criticou Lula por, segundo ele, não ouvir os governadores antes de tomar decisões que afetam diretamente a economia nacional. “O presidente da República, em comunicado nacional, disse que não tem nada a falar com o presidente dos Estados Unidos. Isso demonstra insensatez e desprezo pela economia do país”, afirmou.
Caiado ressaltou que os governadores não aceitarão “conviver com um governo que fecha o Brasil e penaliza o setor produtivo” e que o momento exige abertura de mercados e medidas concretas para mitigar os prejuízos causados pelas tarifas impostas pelos EUA.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.
Paula C G Araujo 08/08/2025
Tem que voltar p xilindró esse 9 dedos, e de troco levar Xandão junto....
1 comentários