A assinatura do decreto estadual que autoriza oficialmente a instalação da primeira loja franca (free shop) de Mato Grosso, nesta segunda-feira (12), foi recebida como um divisor de águas para o futuro de Cáceres. Para a prefeita Eliene Liberato, o ato liderado pelo governador Mauro Mendes marca o início de uma nova fase para o município, que poderá, enfim, explorar todo o seu potencial econômico e geopolítico.
“Cáceres é uma cidade com vocação para o turismo, para a educação e para a saúde. Mas ainda não havíamos conseguido consolidar nosso perfil econômico com condições plenas de desenvolvimento. O reconhecimento como cidade-gêmea de San Matías, em 2019, abriu essa possibilidade. Agora, com o decreto estadual, podemos atrair turistas, aumentar a visitação, fortalecer o comércio local e gerar empregos para nossa população. É uma virada de chave”, afirmou a gestora.
Eliene destacou que o modelo de loja franca traz vantagens únicas para a região. “Vamos oferecer produtos importados com isenção de impostos, o que atrai consumidores em busca de preços mais baixos. Além disso, diversificamos o comércio com itens que vão de cosméticos a eletrônicos, movimentando toda a cadeia econômica do município e da fronteira.”
A implantação da loja franca também representa o cumprimento de uma das promessas centrais da campanha eleitoral da prefeita Eliene Liberato. A proposta foi construída estrategicamente dentro do plano de governo e amplamente trabalhada na comunicação política de sua candidatura, destacando Cáceres como uma cidade com potencial para se transformar em polo de desenvolvimento por meio da criação da Zona Franca e da futura ZEPE (Zona de Processamento de Exportação). Eliene defendia que esse avanço só seria viável por meio de sua articulação direta com o governador Mauro Mendes e com parlamentares aliados, como o deputado estadual Moretto. Agora, com a assinatura do decreto estadual, a promessa se concretiza, reforçando não apenas sua capacidade de articulação, mas também o alinhamento entre discurso e entrega.
Para o advogado Ledson Catelan, um dos articuladores do projeto, o momento é de celebração e reconhecimento da luta coletiva que tornou a loja franca uma realidade:
“O que era uma ideia desacreditada se transformou em um movimento. Foram cinco anos de trabalho silencioso, de estudos, viagens, conversas, de portas fechadas — e também de resistência. Hoje, com o decreto assinado, a gente grita com orgulho: Cáceres está pronta para assumir seu lugar de destaque. Viva Cáceres! Viva o nosso povo!”
O governador Mauro Mendes autorizou a criação de uma free shop – zona comercial que vende
Mauro afirmou que ainda nesta semana a lei será enviada para a Assembleia Legislativa, de forma a “dar segurança jurídica” à decisão.
O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, garantiu que irá trabalhar para aprovar o projeto de lei “o mais rápido possível”.
“Essa ação vai deixar um legado. Vai se somar aos outros grandes investimentos do Governo em Cáceres, como a ZPE [Zona de Processamento de Exportação], as obras no aeroporto, reforma de escolas, novas estradas. Cáceres é o município mais importante da região Oeste e agora todos nós vamos nos sentir motivados a fazer essa ação se tornar realidade”, destacou.
Também estavam no evento: o deputado federal Nelson Barbudo; os prefeitos Hector Alvarez (Mirassol D`Oeste), Gheysa Borgato (Glória D`Oeste), Marcelinho da Bem Estar (Lambari D`Oeste), Enilson Rios (Araputanga) e Pabollo Victor (Rio Branco); a reitora da Unemat, Vera Maquea; os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação), Dr. Leonardo (Representação do Governo) e Jordan Espindola (Gabinete do Governo); o consul boliviano em Caceres, Davi Perez; a presidente da OAB Cáceres, Cibeli Simões; o ex-senador Márcio Lacerda; entre outras autoridades locais.