Durante visita à região do Araguaia nos dias 1º e 2 de abril, o deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) presidiu o XIII Fórum Político, realizado dentro da programação da Dinâmica de Empreendimentos e Empreendedores, em Porto Alegre do Norte. O encontro reuniu lideranças políticas, produtores e representantes de diversos segmentos para discutir as prioridades de infraestrutura da região, com foco na pavimentação de rodovias estratégicas.
O principal tema debatido foi a chamada Integração Norte Araguaia, proposta que visa conectar, de forma mais eficiente, as regiões do Araguaia, Xingu e Nortão, fortalecendo a logística de transporte e escoamento da produção agrícola. Entre as demandas mais urgentes, estão a pavimentação das rodovias estaduais MT-412, MT-550, MT-109 e da federal BR-158, considerada um dos principais corredores logísticos do estado.
Para Elizeu, a falta de infraestrutura compromete não apenas o desenvolvimento da região, mas também a dignidade de quem vive e produz no Araguaia.
“Estamos diante de uma terra rica, com um povo trabalhador e uma vocação produtiva que já contribui fortemente para o crescimento de Mato Grosso e do Brasil. No entanto, esse potencial vem sendo freado pela falta de infraestrutura adequada, especialmente a pavimentação das rodovias, que é uma demanda urgente”, afirmou o parlamentar.
Críticas ao Governo Federal
Durante o evento, o deputado foi enfático ao denunciar o abandono da BR-158 por parte do Governo Federal. A rodovia, essencial para o escoamento da produção mato-grossense, ainda possui longos trechos sem asfalto.
“O que temos visto por parte do Governo Federal é o abandono. A não pavimentação da BR-158 é um símbolo do descaso com a população e com o setor produtivo que sustenta a economia brasileira. Cerca de 2 mil carretas transitam diariamente por essa via. E ainda assim, até hoje, ela permanece em trechos de chão batido. Isso é um absurdo, e a não pavimentação dessa BR tira o sono de milhares de pessoas”, disparou Elizeu.
O XIII Fórum Político reforçou o apelo por investimentos estruturantes no Araguaia, região que, apesar de sua importância econômica, ainda sofre com gargalos históricos no transporte e na logística.