menu
16 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
16 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Terça-feira, 24 de Junho de 2025, 15:29 - A | A

Terça-feira, 24 de Junho de 2025, 15h:29 - A | A

VEJA VÍDEO

Deputado cobra aposentadoria para garimpeiros durante reunião sobre mineração na ALMT

Para Moretto, reconhecer o papel social e econômico desses trabalhadores é essencial para o desenvolvimento sustentável do setor mineral em Mato Grosso

Ana Barros

 

 

O deputado estadual Wlamir Moretto (Republicanos) defendeu, nesta segunda-feira (23), a criação de políticas públicas voltadas à valorização e proteção social dos garimpeiros de Mato Grosso. A declaração foi feita durante reunião do Grupo de Trabalho de Mineração da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com a presença de autoridades e representantes do setor.

 

O encontro contou com a participação do presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e dos deputados Wilson Santos (PSD) e Wlamir Moretto, além de membros da cadeia produtiva da mineração.

 

“Os garimpeiros hoje não têm sequer direito à aposentadoria. É inadmissível que um setor tão importante econômica e socialmente ainda esteja à margem da proteção social no país”, criticou o parlamentar.

Moretto defendeu uma atuação conjunta dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para avançar em soluções legislativas e administrativas que garantam segurança jurídica e dignidade aos trabalhadores da mineração artesanal, especialmente em regiões do interior de Mato Grosso.

 

A mineração é um dos pilares da economia mato-grossense, abrangendo desde grandes operações industriais até o garimpo tradicional, que sustenta milhares de famílias e movimenta economias locais. No entanto, os garimpeiros seguem enfrentando precarização, insegurança jurídica e ausência de direitos previdenciários, como o acesso à aposentadoria.

 

Para Moretto, reconhecer o papel social e econômico desses trabalhadores é essencial para o desenvolvimento sustentável do setor mineral em Mato Grosso. Ele reforçou que está comprometido com a defesa de políticas inclusivas, que contemplem desde a formalização dos garimpos até a assistência social e previdenciária para quem vive da atividade.

 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia

Antônio Benedito 25/06/2025

Todos tem direito a Aposentadoria desde que pague, os benefícios da Aposentadoria se tem Direito quem paga e que não pode desenvolver Atividade Remunerada por Meio Criminoso. O Garimpo destrói a Meio Ambiente, destrói o local da Atividades Mineração e não realiza a reconstrução do Meio Ambiente Danificadp pela Atividade. Na Região de Poxoreu e do Distrito do Alto Coite, mais preciso na Região do Distrito do Alto Coite o Rio que tinha um Curso de Água Critalins, Abundante, e uma densa Mata ora Floresta que sustentava um Meio Ambiente rico em Aves, Onças, sem contar a diversidades de Espécies de Árvores e ervas que existiam as Margens de Rio Alto Coite. Só pode Aposentar quem trabalha na Atividade Mineração quem tem Carteira Assinada ou que recolheu ou Pagou sua Aposentadoria, ora que os Governos passados já Reformaram a Previdência no Parlamento Federal pir diversas vezes sendo a Última no Governo do Ex Presidente Jair Bolsonaro sendo discutido o Déficit que a Previdência causa. Mas os Parlamentares não realizaram a CPI das Previdência da União, do Governo Federal, Estados, Municípios e Distrito Federal. Os Servidores do Alto Escalão dos Três Poderes e Instituições Públicas de Independência Financeira do Governo Federal e do Estados também têm que reduzir os Gastos com Benefícios como Aux. Moradia, Aux. Paletó, Verba Indenizatoria e outros Benefícios que prejudicam a vida Financeira de todos os Trabalhadores, Brasileiros que pagam os Imposto e quea cada Ano os Impostos ficam mais alto tornando os Cidadãos Brasileiros Escravos. Se for condicionado o Pagamento da Previdência pata Garimpeiros desde que a natureza da Noma Previdência não é da Constituição não seja desrespeitada.

positivo
0
negativo
0

1 comentários