A Câmara de Cuiabá realizou na quinta-feira (01.08), mais uma audiência pública para debater o Novo Plano Diretor de Desenvolvimento Estratégico de Cuiabá (PDDE), no plenário das deliberações, com diversos representantes do poder público, entidades interessadas, sociedade civil organizada e munícipes da Capital.
A audiência pública foi conduzida pelo presidente do parlamento, vereador Chico 2000 (PL), que valorizou a integração, no que se refere à construção do futuro da Capital. "É extremamente importante, oportunidade para que estivéssemos discutindo a lei que estabelece a proposta do novo Perímetro Urbano de Cuiabá, a presença de bastante entidades representativas, bastante lideranças comunitárias e uma frequência muito boa. Abrimos a palavra a todos que quiseram falar, que quiseram fazer perguntas, que quiseram compreender a mensagem do Executivo. Todas as perguntas foram respondidas, quanto resultado extremamente importante", declarou o liberal.
O Plano Diretor da cidade possui função fundamental na definição das áreas de expansão urbana, zoneamento, o parcelamento, uso e ocupação do território urbano, desenvolvimento regional e investimentos na infraestrutura, conforme reiterou o superintendente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Cuiabá (IPDU), Márcio Puga.
"Ela traz uma reorganização administrativa dos distritos. Desde os 300 anos da história da nossa capital, ela foi crescendo, foi se desenvolvendo e a redistribuição de distritos dela não foi acompanhando essa mudança. Então a gente está fazendo essa correção em tempo, a gente também está fazendo outros incrementos em questão de aplicação de instrumentos urbanísticos, já previstos na Lei Federal, trazendo para poder, de forma como a gente possa, aplicá-los aqui dentro para a gente conseguir melhorar a gestão do espaço urbano dentro da cidade e como resultado melhorar principalmente a mobilidade, a segurança dos munícipes e a qualidade de vida", manifestou ele.
O novo Plano Diretor foi enviado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), visando organizar a cidade para os próximos 20 anos. A matéria poderá ser submetida ao plenário ainda neste ano.