Na manhã desta terça-feira (8), a Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou em Cuiabá, a Operação Aconchego, uma ação integrada que une forças de segurança, órgãos da Prefeitura e voluntários em uma ofensiva contra a criminalidade no centro da capital, aliada a medidas de assistência social.
Com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Politec e diversas secretarias municipais, a operação tem como objetivo combater crimes como tráfico de drogas, roubos e furtos, além de promover a inclusão social e garantir direitos a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Ao todo, foram mobilizados mais de 100 profissionais e estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo), com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (Denarc) e Delegacia de Roubos e Furtos (Derf). As ações contam ainda com apoio de cães farejadores da Polícia Penal.
Os mandados são executados em pontos comerciais e residenciais, com o objetivo de desarticular redes criminosas envolvidas com o tráfico, receptação de produtos roubados e outros delitos.
Paralelamente, equipes sociais promovem o acolhimento de pessoas em situação de rua no Ginásio Dom Aquino, onde são oferecidos serviços como banho, alimentação, testes rápidos de saúde, emissão de documentos e encaminhamentos para programas sociais.
A ação conta ainda com o suporte do projeto Anjos da Madrugada, ligado à Igreja Universal, reforçando o compromisso da operação com a dignidade e o cuidado com a população mais vulnerável da cidade.