A Polícia Militar de Mato Grosso deu início, nesta sexta-feira (11), o Liquida Centro da Operação Centro Seguro, reforçando a segurança na região central de Cuiabá com o apoio de 630 policiais militares. A ação ocorre durante a campanha promocional Liquida Centro 2025 e o período de férias escolares, quando é esperada a circulação de até 100 mil pessoas por dia no comércio local.
A operação, faz parte do programa Tolerância Zero do Governo do Estado, e tem como objetivo inibir furtos, roubos e demais crimes patrimoniais, além de aumentar a sensação de segurança para consumidores, comerciantes e moradores da região. Estão envolvidas equipes de unidades especializadas como Rotam, Bope, Cavalaria, Força Tática, Raio, BPMTran, Batalhão Ambiental e batalhões de área do 1º Comando Regional.
O comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Tinoco, destacou o compromisso da corporação com a segurança da população. “Com essa operação, nós continuaremos a intensificar as nossas ações no centro, para entregar um trabalho eficiente e que permita ao comércio seguir contribuindo com o desenvolvimento do Estado”, afirmou.
A iniciativa foi elogiada por autoridades e representantes do setor comercial. O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, também presente na solenidade de lançamento, ressaltou a importância da parceria entre o município, o Governo do Estado e a Polícia Militar:
“Todos vocês são orgulho para nossa cidade. Estamos trabalhando para ampliar ainda mais a presença da PM nas ruas. A parceria com o programa Tolerância Zero tem elevado a qualidade da segurança pública em Cuiabá, e com o apoio do Vigia Mais MT, teremos uma cidade ainda mais protegida”, afirmou o prefeito.
De acordo com o comando da 21ª Companhia Independente da PM, responsável pelo centro histórico, os resultados já são visíveis: houve uma redução de 26% nos roubos e 9% nos furtos na região, além da eliminação de homicídios dolosos em 2025 até o momento.
A Operação Centro Seguro – Fase Liquida Centro segue até o dia 19 de julho, com ações ostensivas, patrulhamento reforçado e integração com o sistema de videomonitoramento por câmeras do Vigia Mais MT, que cobre toda a área central.