menu
14 de Julho de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
14 de Julho de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

GERAL Quinta-feira, 13 de Junho de 2024, 16:58 - A | A

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024, 16h:58 - A | A

CONFIRA

Especialistas explicam razões para não se tomar banho todos os dias

TBN

 

Não há dúvida de que o banho diário faz parte da rotina da maioria dos brasileiros. Com o clima tropical predominante, especialmente no verão, é comum tomar dois a três banhos por dia. No entanto, nos Estados Unidos, há um movimento crescente que questiona a necessidade do banho diário, defendendo um cheiro mais natural por várias razões.

 

“Não precisamos nos lavar como fazíamos quando éramos agricultores. Desde o advento dos carros e das máquinas que economizam trabalho, nunca precisamos lavar menos e, em vez disso, lavamos mais”, afirma Katherine Ashenburg, autora de “The Dirt on Clean: An Unsanitized History”.

 

Para sustentar essa teoria, são citadas a retenção dos óleos naturais da pele e a conservação da água como razões para evitar o banho diário. Além disso, lavar o cabelo com menos frequência pode ajudar a reter a umidade em mechas secas e melhorar a forma dos cachos, argumentam os adeptos da prática.

 

O que dizem os especialistas?

Pesquisadores descobriram que, assim como o intestino contém boas bactérias que o ajudam a funcionar melhor, nossa pele também está repleta de germes benéficos que podem ser prejudiciais se lavados excessivamente. “Boas bactérias estão educando suas células da pele para produzir seus próprios antibióticos, além de produzirem antibióticos que matam as bactérias ruins”, explica Richard Gallo, chefe da divisão de dermatologia da Universidade da Califórnia, em San Diego.

 

Há relatos de que tomar banho em excesso pode deixar a pele mais seca ou propensa a surtos de eczema. Gallo aponta que os cientistas estão começando a entender o motivo. “Não é apenas a remoção dos lipídios e óleos da pele que causa ressecamento. Você pode estar removendo algumas das boas bactérias que ajudam a manter um equilíbrio saudável da pele”, afirma o dermatologista.

 

Qual a recomendação?

De qualquer forma, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que o banho ideal seja uma vez ao dia para a remoção de sujeiras e odores. Além de proporcionar uma sensação de relaxamento, o banho traz benefícios como a remoção do excesso de células mortas, suor e secreções, além de ajudar a equilibrar a flora da pele.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia