Mesmo sem feriado ou ponto facultativo nos dias 17 e 18 de abril, a maior parte das escolas da rede municipal de ensino de Cuiabá decidiu suspender as atividades letivas nesta quinta e sexta-feira. A medida, definida de forma autônoma pelos conselhos escolares, gerou dúvidas e reclamações de pais e responsáveis, que precisam se organizar para cuidar dos filhos em dias úteis sem aula.
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a decisão foi tomada ainda durante o período de transição entre gestões escolares e está de acordo com a legislação vigente, que garante autonomia aos conselhos, desde que a carga horária anual mínima seja cumprida.
A gestão municipal informou ainda que respeita a autonomia das unidades escolares, mas reconhece a preocupação das famílias quanto à falta de acolhimento nos dias letivos suspensos. A reposição das aulas será feita aos sábados, conforme planejamento de cada escola.
Por outro lado, 16 escolas optaram por manter o funcionamento normal nesta quinta-feira (17), justamente para evitar a necessidade de reposições em fins de semana. São elas:
-
EMEB Ezequiel Pompeu
-
EMEBC Nossa Senhora da Penha de França
-
EMEBC Prof. Udeney Gonçalves de Amorim
-
CEEI Portal da Fé
-
EMEB Professor Firmo José Rodrigues
-
EMEB Deputado Ulisses Silveira Guimarães
-
CMEI Maria Conceição Oliveira de Souza
-
EMEB Professor Carlos Alberto Reyes Maldonado
-
EMEB São João Bosco
-
EMEB Jean Carlos Pinho Santos
-
EMEB Professor Ranulpho Paes de Barros
-
EMEB Professora Tereza Lobo
-
EMEB 12 de Outubro
-
CMEI Prefeito Dante Martins de Oliveira
-
CEIC Naides Rodrigues Ribeiro do Cruz
-
EMEB Rafael Rueda
A Secretaria reforçou que está trabalhando para melhorar a organização do calendário letivo nos próximos anos, buscando conciliar a autonomia das escolas com a previsibilidade necessária para as famílias.
Click aqui e receba notícias em primeira mão.