No mês em que se completam 30 anos da morte do ídolo brasileiro Ayrton Senna, uma emocionante homenagem foi realizada em seu nome durante o Grande Prêmio de Mônaco no último fim de semana. O circuito onde a corrida ocorreu recebeu um desfile especial, com os carros que o brasileiro pilotou ao longo de sua carreira.
O CEO da maior construtora em Santa Catarina, FG Empreendimentos, Jean Graciola, e sua esposa Nane Graciola, não perderam a oportunidade de participar desse momento histórico no esporte, o Mônaco Historic Grand Prix 2024, como convidados da família Senna. Eles dividiram o pódio com o príncipe de Mônaco e puderam ver grandes nomes como Bruno Senna, Gabriel Bortoleto, Eddie Irvine e Cristina Gutierrez pilotando as máquinas icônicas de Ayrton.
O sobrinho do tricampeão, Bruno, estava ao volante da McLaren MP4/5B, carro que levou Senna ao título mundial em 1990, enquanto Bortoleto pilotou um kart utilizado pelo ídolo no Sul-Americano de 1977. Cristina Gutierrez guiou o Van Diemen RF82, Eddie Irvine o Ralt RT3 e Thierry Boutsen o Lotus 97T, todos carros que fizeram parte da trajetória de sucesso de Ayrton Senna.
A presença do McLaren MP4/5B, carro do segundo título mundial de Senna em 1990, foi um dos momentos mais emocionantes do desfile. Infelizmente, o Toleman TG184, outro carro marcante na carreira de Senna, não pôde participar do evento em busca da pista de Mônaco.
Ayrton Senna disputou 161 grandes prêmios na Fórmula 1, conquistando 41 vitórias, 65 pole positions e subindo ao pódio 80 vezes. Mesmo não sendo um jogador de futebol, esporte mais popular do Brasil, ele é considerado por muitos o maior ídolo esportivo brasileiro da história.