Coronel Henrique Correia da Silva Santos é um daqueles personagens que imprimem personalidade e coerência em tudo o que fazem. Natural do Recife, com alma cuiabana e coração voltado ao serviço público, ele está à frente da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nomeado pelo presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB). Seu trabalho marca uma virada de chave na forma como a instituição se comunica com a população.
Embora sua trajetória profissional esteja enraizada na Polícia Militar de Mato Grosso, onde ingressou em 1995, Henrique não é um estranho ao universo da comunicação. Seu olhar técnico, combinado à sensibilidade social adquirida ao longo de três décadas de carreira, faz com que ele encare a comunicação como uma ferramenta de transformação e aproximação entre o poder público e o cidadão.
Antes de assumir a Secom, Henrique atuava como superintendente Militar da ALMT, cargo que ocupou desde sua entrada na Casa, em 2019. Nessa função, era responsável pela segurança dos deputados, servidores e do prédio legislativo. Seu desempenho foi reconhecido como exemplar — e é com a mesma seriedade que ele agora comanda uma das áreas mais estratégicas da Assembleia.
Henrique vive em Mato Grosso desde os 5 anos. Foi criado em Barra do Garças e, posteriormente, em bairros tradicionais de Cuiabá, como Cophamil, Quilombo e Goiabeiras. Carismático e disciplinado, sempre se espelhou em seus pais. A mãe, pela espontaneidade, generosidade e alegria. O pai, coronel da Polícia Militar aposentado, pela dedicação e ética no trabalho. Foi por influência dele que Henrique, ainda aos 17 anos, decidiu prestar o concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). Passou, formou-se, e nunca mais saiu da instituição.
"Meu pai disse: 'tenta, se não gostar, você sai'. Mas eu gostei. Me identifiquei com a missão de servir, de proteger. Acho que sempre gostei de estar disponível para as pessoas. Ajudar me realiza", conta.
30 anos de PM
Henrique acumula histórias marcantes como comandante de aeronaves no Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer), unidade em que atuou por vários anos. Sua experiência como piloto de helicóptero o levou a vivenciar operações de alto risco e, também, momentos que definem o verdadeiro sentido do serviço público — como salvamentos e resgates em acidentes graves.
"Cada vez que a gente decola e volta em segurança, já é uma vitória. Mas nada se compara à emoção de salvar uma vida", diz.
Essa vivência trouxe a ele não apenas coragem, mas senso de urgência, empatia e foco em resultados. Características que agora são aplicadas com maestria na comunicação institucional.
Desde que assumiu a Secretaria de Comunicação da ALMT, imprimiu um ritmo próprio, baseado em planejamento, inovação e escuta social. Sob sua liderança, a Secom passou por uma reformulação estética e estratégica, modernizando campanhas publicitárias, ampliando a presença nas redes sociais e lançando projetos como o "Parlamento no Ar", que leva informações legislativas para rádios de todo o estado, e a assistente virtual "ALE", que aproxima a população dos serviços do parlamento.
“Acredito muito no poder da informação. Quando ela é clara e acessível, transforma realidades. A comunicação não pode ser apenas institucional, precisa ser cidadã”, defende o coronel.
Henrique com o seu trabalho de excelência , mostra que liderança, quando pautada por propósito e gestão, é capaz de romper barreiras técnicas. Ao lado de uma equipe especializada, vem elevando o padrão da comunicação legislativa de Mato Grosso.
Família, legado e planos
Casado e pai de dois filhos, Henrique é um homem de hábitos simples, valores sólidos e metas bem definidas e diz querer deixar um legado de comunicação pública que valorize a transparência, a utilidade e a conexão com o povo mato-grossense. Para isso, promete continuar trabalhando intensamente na Secom da AL-MT.
"Quero que as pessoas saibam o que a Assembleia faz, como ela impacta suas vidas e de que forma elas podem participar. A informação é uma ponte. E eu quero ajudar a construir essa ponte todos os dias."
LAURO AUGUSTO MOREIRA PINTO 16/07/2025
O que dizer de uma pessoa, que gosta do que faz... O que falar também... E o que comentar... Penso que quando estamos no lugar certo, e fazendo aqui que gostamos, os resultados, vem de forma natura, pois o dizer, falar e comentar é fácil, acredito que o difícil, e produzir resultados, como o Cel. Henrique produziu, por onde passou. A visão ampla, fez com que onde VSa., passou além de deixar marcas, irá também deixar um legado, não só de saudade, mais de companherismo e amizades, por onde passou fazendo a sua história. Por fim, vejo que é o momento de começar a pensar, o que irá fazer após 30a de dedicação a instituição, pois Portas Abertas, não imagino, mais sei que existem muitas. Parabéns, Sucesso, Felicidades e que Deus o abençõe hoje é sempre, principalmente esposa e filhos.
GILDAZIO ALVES DA SILVA 16/07/2025
Coronel Henrique é uma pessoa exemplar , dedicado e de uma visão prática em qualquer setor que estiver, pois sua formação e mais 30 anos de experiência práticas na PMMT , além das formações que tiveram em sua jornada enquanto oficial. PARABÉNS HENRIQUE!! Ad Sumus!!!
2 comentários