menu
25 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
25 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

CIDADES Terça-feira, 22 de Julho de 2025, 10:33 - A | A

Terça-feira, 22 de Julho de 2025, 10h:33 - A | A

FERROGRÃO

Presidente da EDLP apresenta avanços de megaprojeto ferroviário em Sorriso

Ferrovia deve ligar o Pará ao Mato Grosso com R$ 20 bilhões de investimento privado

Da Redação


O presidente da Estação da Luz Participações (EDLP), Guilherme Quintella, esteve em Sorriso (MT) nesta segunda-feira (21) para apresentar os avanços do projeto da Ferrogrão, ferrovia que promete ligar o Porto de Miritituba (PA) a Lucas do Rio Verde (MT), passando por alguns dos maiores polos de produção agrícola do Centro-Oeste. O encontro reuniu o prefeito interino Acacio Ambrosini, secretários municipais, representantes do Sindicato Rural e vereadores.

 

Com cerca de mil quilômetros de extensão, a ferrovia terá capacidade para transportar até 70 milhões de toneladas de grãos por ano. O investimento previsto é de R$ 20 bilhões, integralmente bancado pela iniciativa privada. A previsão é que as obras comecem em 2026, com conclusão estimada em cinco anos.

 

Durante a reunião, Quintella compartilhou dados técnicos e logísticos da proposta e enfatizou a importância estratégica da obra para o agronegócio brasileiro. “Nenhum lugar do mundo produz a quantidade de coisas que o Mato Grosso produz e não tem acesso à infraestrutura decente”, afirmou. Segundo ele, a Ferrogrão pode mudar o posicionamento do Estado na Bolsa de Chicago, referência internacional do setor.

 

O projeto prevê não só a implantação da ferrovia, mas um sistema integrado de transporte, com barcaças, navios, porto e conexões com o mercado internacional, principalmente europeu. “A Ferrogrão não é uma obra. É um sistema de transportes”, destacou o executivo, que também integra o conselho da União Internacional de Ferrovias (UIC).

 

O prefeito interino de Sorriso, Acacio Ambrosini, defendeu a relevância da iniciativa para o desenvolvimento local. “É um dos maiores projetos ferroviários do Brasil. Queremos avançar na questão da ferrovia, pois Sorriso só tem a ganhar com essa implantação”, disse.

 

Além de Ambrosini, participaram da reunião os secretários municipais Paulo Lucion (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Clovis Picolo Filho (Agricultura e Meio Ambiente), Milton Geller (Infraestrutura, Transporte e Saneamento) e o prefeito licenciado Alei Fernandes.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia