Mesmo após o acordo entre sindicatos de trabalhadores e empresários que permitia a abertura do comércio no Dia de Finados, no próximo sábado (2), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT) anunciou que o comércio em shoppings e ruas de Cuiabá e Várzea Grande não deve funcionar. Em Várzea Grande, entretanto, o prefeito Kalil Baracat (MDB) publicou um decreto que autoriza o funcionamento do comércio local na data, enquanto a Prefeitura de Cuiabá ainda não se manifestou oficialmente.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) também reforçou a proibição do funcionamento do comércio, conforme estabelece a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), enquanto estabelecimentos essenciais como supermercados, farmácias, restaurantes e bares poderão operar, desde que garantam folga compensatória ou remuneração em dobro aos funcionários.
Órgãos Públicos e Bancos
Em Cuiabá, os órgãos municipais não funcionarão nos dias 1 e 2 de novembro, já que o prefeito Emanuel Pinheiro transferiu o ponto facultativo do Dia do Servidor Público para o dia 1º. Os serviços essenciais serão mantidos. Órgãos estaduais também não atenderão no feriado, enquanto as agências bancárias estarão fechadas, com funcionamento apenas dos caixas eletrônicos.
A data promete movimentação apenas para serviços essenciais e áreas previamente autorizadas, conforme o cenário de negociações e decretos municipais.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.