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CARROS E MOTOS Quinta-feira, 05 de Junho de 2025, 16:27 - A | A

Quinta-feira, 05 de Junho de 2025, 16h:27 - A | A

R$ 40 MIL

Mibot: o carrinho elétrico japonês de um lugar que já bate a Toyota nos kei cars

KG Motors lança o Mibot, veículo urbano compacto que custa a metade dos concorrentes e já supera a Toyota em vendas no segmento kei car

Da Redação

 

A jovem startup japonesa KG Motors tem movimentado o mercado automotivo do Japão com o Mibot, um carro elétrico de assento único que mais parece um carrinho de golfe futurista. Compacto e de visual inusitado, o modelo promete descomplicar a mobilidade urbana com preço acessível e desempenho sob medida para o ambiente das grandes cidades.

Com menos de 1,5 metro de altura, o Mibot foi projetado para uso exclusivamente urbano. Oferece autonomia de 100 quilômetros, recarga completa em 5 horas e velocidade máxima de 60 km/h. Mas o que mais chama atenção é o preço: 1 milhão de ienes, o equivalente a cerca de R$ 40 mil — quase a metade do valor do Nissan Sakura, hoje o elétrico mais vendido no Japão.

Apesar do visual pouco convencional, a aceitação surpreendeu. A KG Motors já recebeu pedidos para mais de 1.650 unidades das 3.300 previstas até 2027. O volume coloca a marca à frente da Toyota no segmento dos chamados kei cars elétricos, categoria de veículos ultracompactos e de baixa potência muito usados para entregas e serviços em áreas urbanas.

A produção do Mibot começa oficialmente em outubro, na fábrica da startup em Hiroshima. A meta da empresa, liderada pelo ex-youtuber Kazunari Kusunoki, é ousada: alcançar 10 mil unidades vendidas por ano e atingir o equilíbrio financeiro já no segundo lote de produção.

No Japão, o mercado de veículos elétricos ainda é tímido, representando apenas 3,5% das vendas totais, sendo que 55% desse nicho são kei cars. A KG Motors aposta no design simplificado, com chassi monobloco e apenas o essencial — bateria, motor e eletrônica — além de ações de marketing agressivas, incluindo testes públicos de resistência e colisão.

O Mibot, que começou como um projeto de nicho, pode se tornar um divisor de águas para o segmento de mobilidade elétrica acessível no Japão e inspirar movimentos semelhantes em outros mercados urbanos pelo mundo.

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