menu
22 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
22 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

BRASIL Quarta-feira, 21 de Maio de 2025, 10:57 - A | A

Quarta-feira, 21 de Maio de 2025, 10h:57 - A | A

CONEXÕES

BMW de lobista preso pela PF estava no nome da esposa de ministro do TCU

Thallys Mendes, mulher de Jhonatan de Jesus, aparece como antiga proprietária de veículo de luxo apreendido em operação que investiga golpe contra aposentados

Da Redação

 

O Tribunal de Contas da União (TCU), já criticado pela atuação discreta no escândalo que desviou recursos de aposentados e pensionistas do INSS, volta a ser citado no caso após mais uma revelação envolvendo seus quadros.

 

 

Um dos carros de luxo apreendidos ontem (20) pela Polícia Federal, atribuído ao lobista Antonio Carlos Camilo Antunes — conhecido como “Careca do INSS” — estava registrado em nome de Thallys Mendes dos Santos de Jesus, esposa do ministro do TCU Jhonatan de Jesus.

 

Antes de ocupar o cargo no tribunal, Jhonatan foi deputado federal por Roraima e integrava o Republicanos, mesmo partido do presidente da Câmara, Hugo Motta (Rep-PB), que até agora resiste à criação de uma CPI para apurar a fraude bilionária contra beneficiários do INSS.

 

Ao portal Metrópoles, o ministro declarou, por meio de nota, que o veículo foi adquirido pelo pai de Thallys, proprietário de uma revenda de automóveis em Roraima, e que a venda ao Careca do INSS ocorreu antes de qualquer investigação policial.

 

“Nós entregamos o carro antes e foi pago antes de qualquer operação [da PF]. Não tinha nada que desabonasse, era um processo de venda normal”, afirma o comunicado.

 

Outro personagem com laços no Republicanos também é citado no escândalo. Jerônimo Arlindo, o Junior do Peixe, ex-dirigente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer), teria utilizado documentos fraudulentos para acessar recursos destinados a aposentados. A entidade, que faturava R$ 400 mil em 2019, registrou R$ 202 milhões em 2023.

 

Junior do Peixe, além de ter passagem pelo Ministério da Pesca no governo Dilma, foi secretário-executivo da Pesca na gestão de Ricardo Coutinho (PT) na Paraíba e, em 2020, assumiu cargo no gabinete de Hugo Motta, reforçando os vínculos do esquema com a legenda.

 

A Polícia Federal segue aprofundando as investigações sobre o caso, que pode envolver nomes de diferentes esferas do poder público.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia