menu
22 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
22 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

AGRONEGÓCIO Quinta-feira, 22 de Maio de 2025, 15:37 - A | A

Quinta-feira, 22 de Maio de 2025, 15h:37 - A | A

PASSAPORTE VERDE

Programa pioneiro de MT é destaque na maior feira de alimentos da Ásia

Programa criado pelo Imac, em parceria com os setores público e privado, surpreende chineses

Com assessoria

Um programa inovador desenvolvido em Mato Grosso ganhou projeção internacional ao ser apresentado, na última terça-feira (20), durante a Sial Shanghai – sigla para Salon International de l’Alimentation –, a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia e a terceira maior do mundo, que reuniu mais de 180 mil profissionais de 110 países.



O Passaporte Verde, criado pelo Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) em parceria com os setores público e privado, foi apresentado durante a feira na “Conferência do Comércio de Carne Bovina Sustentável Brasil-China”.




Lançado em 2022, o Passaporte Verde tem como objetivo valorizar a carne produzida no estado, promovendo a adequação da pecuária às normas ambientais e reinserindo produtores no mercado formal. A iniciativa também busca impulsionar as exportações, especialmente para mercados que buscam padrões de sustentabilidade monitoráveis.




"Vamos mostrar ao mundo que, em Mato Grosso, sustentabilidade não é tendência e nem nicho — é realidade. O Passaporte Verde oferece as ferramentas necessárias para que os pecuaristas com irregularidades se organizem e produzam de forma responsável, atendendo aos critérios dos mercados globais", afirma o presidente do Imac, Caio Penido.





Durante a apresentação na Sial Shanghai, foram detalhados os principais critérios de adesão ao Programa Passaporte Verde, que, de forma inclusiva, faseada e alinhada ao plano nacional, pretende atingir o monitoramento do gado do estado — do nascimento ao abate —, demonstrando a conformidade com a legislação ambiental e trabalhista, além do compromisso com a regeneração de áreas desmatadas ilegalmente.

 




Para apoiar os produtores nesse processo, o Imac oferece o Programa de Reinserção e Monitoramento, com orientações técnicas e ferramentas voltadas à regularização ambiental. Somente nos últimos três anos, mais de 1,2 mil hectares foram recuperados, permitindo que diversos pecuaristas voltassem a comercializar sua produção no mercado formal.



Reconhecida como uma das principais feiras de negócios internacionais, a Sial Shanghai é a porta de entrada para o mercado de alimentos e bebidas na China e conecta expositores a compradores qualificados de todo o mundo.


A feira tem registrado crescimento contínuo na participação de representantes de países do Sudeste Asiático, como Malásia, Singapura, Japão, Coreia do Sul e Vietnã, mercados considerados estratégicos e em franca expansão no consumo de proteína bovina.



Por meio de uma estratégia integrada de marketing e relacionamento, a feira fortalece marcas, amplia parcerias comerciais e gera oportunidades que vão muito além dos dias de exposição.



“Por isso, a importância de o Imac estar participando dessa conferência sobre carne bovina sustentável. Se eles querem carne sustentável, nós temos. Carne de qualidade, que conserva biodiversidade por lei e é de baixo carbono por clima tropical e sistema majoritariamente a pasto. E agora poderemos provar”, finaliza Caio Penido.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia