menu
27 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
27 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

AGRONEGÓCIO Segunda-feira, 26 de Maio de 2025, 09:48 - A | A

Segunda-feira, 26 de Maio de 2025, 09h:48 - A | A

TRABALHO ESSENCIAL

No Dia do Trabalhador Rural, Aprosoja MT reforça o protagonismo daqueles que impulsionam o agronegócio em Mato Grosso

Com trabalho e determinação, produtores mato-grossenses fortalecem a economia e abrem caminhos para novas oportunidades

Assessoria

 

Os trabalhadores rurais desempenham um papel essencial, dedicando suas vidas ao campo, garantindo a produção de alimentos e contribuindo para o crescimento econômico e social do país. Neste dia 25 de maio, a Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) destaca a importância da atuação daqueles que trabalham arduamente e fazem do estado uma referência nacional no agronegócio.

 

No Brasil, o agronegócio empregou 28,2 milhões de pessoas em 2024, representando 26,02% das ocupações totais do país, com um acréscimo de mais de 200 mil trabalhadores em relação a 2023. Esse foi o maior número registrado desde o início da série histórica, em 2012, superando o recorde anterior, de 2019, segundo o Boletim Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro, elaborado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

 

Para o presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, os produtores rurais são protagonistas da economia brasileira, transformando a riqueza que brota da terra em valor agregado e impulsionando o crescimento não apenas no país, mas também no cenário internacional.

 

"O maior capital de riqueza que um país pode ter é a força de trabalho humana. De nada adianta ter riqueza se não há pessoas dispostas e, acima de tudo, capacitadas para trabalhar. O trabalhador rural tem um papel fundamental no desenvolvimento do nosso país e da nossa economia. Graças a eles, nossa agricultura tem evoluído e avançado nos últimos anos", destaca Lucas Costa Beber.

 

Mato Grosso é um estado que gera oportunidades e, com o avanço tecnológico, a expansão de mercados e o aumento da demanda por alimentos, impulsiona novas vagas e perfis profissionais no setor. Segundo as bases de dados Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o cultivo de soja no estado empregou 76.083 trabalhadores formais até março de 2025.

 

A produção agrícola mato-grossense atrai, há muitos anos, pessoas de diversos estados em busca de desenvolvimento profissional, como a família da delegada do núcleo do Vale do Arinos da Aprosoja MT, Carina Angela Ossani Kasprzak, que veio do sul do país em busca de melhores condições.

 

Carina conta que tanto seus pais quanto seus sogros, se mudaram para Mato Grosso entre 1991 e 1992 em busca de oportunidades. Ela e seu esposo, Fabio Kasprzak, chegaram a se mudar para o Pará, esperando expandir a produção, mas enfrentaram dificuldades com documentação e infraestrutura. Em 2010, decidiram voltar para Mato Grosso, no município de Juara, onde já possuíam terras familiares.

 

Adquiriram uma fazenda menor e, junto aos funcionários, aprenderam na prática, reformando pastagens e combinando agricultura e pecuária para se desenvolver e melhorar a cada dia. Carina também ressalta o papel da Aprosoja MT no fortalecimento da agricultura na região.

 

"A Aprosoja MT trouxe um elo muito forte para nossa região. Nós, pequenos produtores, não temos uma equipe jurídica própria, um advogado que possa nos assessorar com contratos, leis e até questões como a Moratória da Soja. A Aprosoja MT nos proporciona esse conhecimento e apoio, fortalecendo os pequenos e médios produtores", destaca a produtora.

 

Atualmente, Carina e Fabio têm dois filhos, Marco Antônio, de 19 anos, e Luiz Otávio, de 16, ambos interessados em seguir os passos dos pais e dar continuidade ao legado agrícola da família.

 

O vice-presidente norte da Aprosoja MT, Diogo Balistieri, acredita que o desenvolvimento por meio de novas tecnologias pode beneficiar toda a sociedade e destaca a participação da entidade na defesa dos trabalhadores rurais.

 

"Só quem participa da Aprosoja MT sabe o quanto ela é fundamental, tanto da porteira para dentro, quanto da porteira para fora. O trabalho da associação é essencial, principalmente na parte política, pois a maioria dos produtores não tem influência ou espaço para expor suas ideias, dificuldades e necessidades nas fazendas", explica Balistieri.

 

Sempre ao lado do trabalhador rural, a Aprosoja MT atua para que Mato Grosso continue crescendo por meio do agronegócio, gerando empregos e proporcionando mais qualidade de vida, mantendo-se como um estado acolhedor para todos que buscam oportunidades de desenvolvimento profissional.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia