menu
01 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
01 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

AGRONEGÓCIO Terça-feira, 01 de Julho de 2025, 08:55 - A | A

Terça-feira, 01 de Julho de 2025, 08h:55 - A | A

VEJA NOTA

Governador de MT firma acordo com a Aprosoja MT de congelamento do valor do Fethab

Projeto de lei será enviado à Assembleia Legislativa e atende demanda da Aprosoja diante do encarecimento da produção e alta das taxas de juros

Da redação

 

O Governo de Mato Grosso decidiu congelar os aumentos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) até o fim de 2025, após pedidos da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja MT). A medida será oficializada em projeto de lei que seguirá para a Assembleia Legislativa.

 

A decisão foi tomada diante do aumento dos custos de produção, juros elevados e queixas de produtores sobre o impacto dos reajustes automáticos do Fethab, vinculados à inflação.

 

Veja nota da Aprosoja:

 

Diante do cenário de elevação dos custos de produção, das dificuldades mercadológicas e das taxas de juros em patamares proibitivos, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) tem recebido constantes reclamações dos produtores em relação aos aumentos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), decorrentes de sua vinculação ao índice inflacionário. Em virtude disso, a entidade tem buscado, junto ao Governo do Estado de Mato Grosso e à Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) medidas que atenuem esse impacto sobre a rentabilidade do produtor rural.

 

Sensíveis a essa demanda, tanto a ALMT, por meio do presidente, deputado Max Russi, quanto o Governador Mauro Mendes, têm se empenhado em encontrar soluções para evitar um aumento descontrolado dessa contribuição.

 

Nesta terça-feira (01.07), recebemos a informação de que o Governador encaminhará à Assembleia um projeto de lei que autoriza o congelamento dos aumentos da Unidade de Padrão Fiscal (UPF), impactando diretamente o cálculo do Fethab. Com isso, o compromisso firmado entre o Governador e a Aprosoja MT é de manter o valor congelado até o final do ano, medida que a entidade agradece prontamente.

 

Agora, a Aprosoja MT espera que a ALMT aprove o projeto, evitando, assim, um efeito inflacionário sobre uma contribuição destinada à melhoria da infraestrutura, mas que não deve, em virtude do descontrole fiscal do país, comprometer a renda do produtor rural.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia