O deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (Republicanos) participou nesta segunda-feira (2.06) da solenidade de inauguração da ponte ferroviária sobre o Rio Vermelho, em Rondonópolis. A cerimônia contou com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e representantes da Rumo Logística, empresa responsável pela construção da primeira ferrovia estadual do Brasil.
A estrutura faz parte do ambicioso projeto ferroviário que está redesenhando o mapa logístico de Mato Grosso e promete revolucionar o transporte de cargas no estado. Com 460 metros de extensão e 12 vãos metálicos – pesando mais de mil toneladas –, a ponte é a maior dentre as 22 que compõem o traçado da nova ferrovia.
“Esta obra impressiona pelo porte e pela inovação no conceito de engenharia aplicado ao modal ferroviário, marcando um novo capítulo na infraestrutura de transporte do Mato Grosso”, aponta o deputado Nininho.
CONEXÃO REGIONAL
A Ferrovia Estadual terá 743 quilômetros de trilhos, conectando Rondonópolis a Cuiabá e, em outro ramal, a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Passando por 16 municípios mato-grossenses, o traçado permitirá o escoamento de grandes volumes de produção agroindustrial com mais agilidade e menor custo logístico.
A malha se conectará ainda à ferrovia nacional e ao Porto de Santos, facilitando o acesso a mercados internos e internacionais. “É uma obra espetacular. Essa ferrovia, além de conectar Mato Grosso a Santos, vai ligar Rondonópolis ao Médio-Norte, com ramais até Cuiabá e Lucas do Rio Verde, mudando o rumo logístico do estado e gerando novas oportunidades para a nossa gente”, declarou o deputado Nininho durante o evento.
IMPACTO ECONÔMICO
O impacto da ferrovia sobre a economia de Mato Grosso é significativo. Estima-se que o projeto resultará na geração de cerca de 186 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos, durante a fase de construção. Apenas em maio de 2025, cerca de 5 mil trabalhadores estavam envolvidos nas obras.
O aquecimento da economia já é perceptível em cidades como Rondonópolis, Primavera do Leste e Campo Verde, onde a instalação de novas empresas e o crescimento da construção civil refletem a movimentação gerada pelo avanço da ferrovia.
“Estamos falando de um investimento estimado entre R$ 14 e R$ 15 bilhões, algo sem precedentes no setor logístico do nosso estado. Isso mostra o compromisso com o desenvolvimento e a competitividade de Mato Grosso”, afirma Nininho.
INFRAESTRUTURA MODERNA
Além da recém-inaugurada ponte sobre o Rio Vermelho, outras obras da Rumo seguem em ritmo acelerado. Além da recém-inaugurada Ponte do Rio Vermelho, estão em fase final de obras do viaduto vegetado em Poxoréu, o primeiro em Mato Grosso, com 27 metros de comprimento e 20 metros de largura. A estrutura foi projetada como um corredor ecológico para permitir a travessia segura dos animais sem interferir no fluxo ferroviário.
A empresa também está construindo uma fábrica de dormentes em Rondonópolis, com capacidade para produzir 1,3 milhão de unidades, cuja entrega está prevista para o segundo semestre de 2025.
A primeira fase do projeto – com 211 quilômetros até o terminal na BR-070, entre Campo Verde e Primavera do Leste – está prevista para ser concluída até o final de 2025. A operação desse trecho deve iniciar em 2026. O cronograma total da ferrovia prevê a conclusão de todos os ramais até 2030, incluindo o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá, para o qual já foi solicitado o licenciamento ambiental.
“A ferrovia representa um novo momento para Mato Grosso: da industrialização, da competitividade e da agregação de valor à nossa produção. Estamos pavimentando o caminho para um estado com mais oportunidades e qualidade de vida”, destaca o parlamentar.
RECONHECIMENTO
Durante o evento, o deputado Nininho parabenizou a Rumo Logística pelo investimento e o Governo do Estado de Mato Grosso pela ousadia de conduzir a primeira concessão estadual de ferrovia do país. Também fez questão de lembrar o papel da Assembleia Legislativa na autorização da iniciativa.
“Quero aqui parabenizar a empresa Rumo por esse gigantesco investimento, ao governador Mauro Mendes e ao vice-governador Otaviano Pivetta, que tiveram a coragem de inovar. A Assembleia Legislativa também foi fundamental para tornar essa concessão possível. É uma união de esforços que vai transformar nosso estado”, disse Nininho.
MODAL ESTRATÉGICO
Com a ferrovia avançando dentro do cronograma, Mato Grosso se aproxima de um novo patamar em sua infraestrutura de transporte. A integração entre regiões produtoras e centros de distribuição será um diferencial competitivo estratégico para o agronegócio e para a indústria regional. Nininho avalia que a obra não só promete reduzir o custo de transporte da produção primária, como também viabilizará o crescimento de cadeias produtivas de maior valor agregado, atraindo investimentos e fortalecendo a economia regional.
“Mato Grosso está dando um passo largo rumo ao futuro. Essa ferrovia vai conectar o estado ao Brasil e ao mundo, agregando valor à nossa produção e construindo um novo ciclo de prosperidade para todos os mato-grossenses”, conclui o deputado Nininho.