O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin (MDB), anunciou que não buscará a reeleição à frente da entidade.
Ex-prefeito de Primavera do Leste, Bortolin agora volta suas atenções para uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nas eleições de 2026.
Em entrevista concedida neste sábado (12), ele afirmou que trabalha em articulação com a deputada estadual Janaina Riva, que deve assumir a presidência do MDB no estado, para viabilizar sua candidatura.
O partido pretende eleger ao menos cinco parlamentares para o Legislativo estadual e aposta na força política de nomes do interior para compor a chapa, que deve ter também os atuais deputados Dr. João, Thiago Silva e Juca do Guaraná.
“Meu plano é para deputado estadual. Naturalmente, o Dr. João e o Thiago Silva possuem seu capital político. A Janaina tem aguardado assumir o partido para divulgar os nomes que estão sendo cogitados entre ex-prefeitos, empresários e líderes de entidades. Todos estão dialogando no sentido de construir tanto para estadual quanto federal no MDB”, disse Bortolin.
Ao ser questionado sobre a sucessão na presidência da AMM, ele afirmou que ainda não pensa no assunto e reforçou que sua decisão de não tentar um novo mandato é definitiva. Bortolin destacou que a gestão atual promoveu mudanças significativas na entidade, limitando o número de reeleições e reduzindo o tempo de mandato para dois anos.
“Quando assumimos, era algo comum sucessivas reeleições. Resolvemos mudar e permitir apenas duas, além de diminuir o mandato de três para dois anos. Portanto, não devo ir à reeleição em janeiro de 2027. Quero oportunizar a outros prefeitos e a continuidade no trabalho”, declarou.
Leonardo Bortolin iniciou sua trajetória na vida pública como assessor parlamentar, foi vereador e depois prefeito de Primavera do Leste. Em 2023, foi eleito presidente da AMM para o triênio 2024–2026.