menu
01 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
01 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 21:00 - A | A

Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 21h:00 - A | A

CRIADA POR MAX RUSSI

Câmara Setorial da Saúde Indígena fortalece parceria com Agência de Saúde em Mato Grosso

Reunião em Cuiabá discute estratégias para melhorar atendimento aos povos indígenas

Da Redação

 

 

A presidente da Câmara Setorial Temática (CST) da Saúde Indígena, Paloma Velozo, acompanhada pelo vice-presidente Sebastião Mendes de Arruda e pelo segundo secretário José Marcelo Gracioli Vilas Boas, realizou nesta semana uma visita institucional à sede da Agência de Saúde (AgSUS) em Cuiabá. A comitiva foi recebida pelo coordenador da agência, Libério Uiagumeareu, para uma reunião estratégica que tratou dos desafios e perspectivas no atendimento à saúde indígena no estado.

 

Durante o encontro, os membros da CST enfatizaram a importância da articulação entre os governos federal e estadual, além das instituições parceiras, para garantir avanços concretos na área. Paloma Velozo destacou o compromisso de realizar um levantamento detalhado das maiores dificuldades enfrentadas pelas comunidades indígenas, com o objetivo de apresentar as demandas à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e buscar soluções efetivas.

 

“O trabalho conjunto é essencial para avançarmos. Precisamos unir forças para garantir que a saúde indígena seja prioridade e que os povos originários tenham acesso a um serviço digno e humanizado”, afirmou Paloma.

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, idealizador da CST, também reforçou a relevância da iniciativa. Segundo ele, a saúde indígena deve ser encarada com seriedade, contemplando não só o atendimento médico, mas também o respeito às tradições culturais de cada povo.

 

“Acompanhamos de perto o trabalho da Câmara Setorial e estamos empenhados em somar esforços para assegurar a qualidade dos serviços e o respeito às especificidades dos povos indígenas”, disse Russi.

 

A Agência de Saúde (AgSUS) é uma entidade privada sem fins lucrativos que oferece suporte operacional à execução das políticas do Ministério da Saúde. Atua em nível nacional, especialmente na atenção primária, colaborando com os entes federativos.

 

Atualmente, a AgSUS é responsável por 10 dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) no Brasil, entre eles o DSEI Cuiabá, em Mato Grosso. Está prevista para este ano a migração dos demais 24 distritos para a gestão da agência, ampliando seu alcance e capacidade de atuação.

 

A visita e a reunião com a AgSUS representam um avanço importante no trabalho da CST da Saúde Indígena, que busca ouvir as comunidades, identificar gargalos e propor políticas que respeitem as tradições culturais enquanto asseguram atendimento de qualidade para os povos indígenas do estado.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia