Em pronunciamento nesta quarta-feira (30), Abilio admitiu que a responsabilidade pela atenção básica e pela estrutura municipal é da Prefeitura. “Eu entendi que o governador está certo, é responsabilidade do município fazer isso”, afirmou. Abilio diz após conversa como governador Mauro Mendes.
Nos últimos dias, Abilio havia sugerido transferir ao Governo do Estado a responsabilidade pelos atendimentos de média e alta complexidade o que, na prática, desconfiguraria a gestão plena de Saúde em Cuiabá, vigente há anos. Mendes afirmou que Abilio sabe das obrigações do SUS ao assumir o cargo e não poderia “abrir mão de cuidar da saúde”.
“Muitas coisas que são responsabilidade do município acabam sendo ocupadas por outros órgãos públicos. Era isso que a gente estava querendo ministrar”, pontuou.
Abilio reconheceu a importância do sistema regulatório e afirmou que buscará diálogo com o governo estadual para equilibrar os fluxos de atendimento, sobretudo para aliviar a sobrecarga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “A gente precisa criar alguns critérios, e aí eu vou conversar com o governador, para que a gente tenha um pouco mais de equilíbrio na regulação dos pacientes”, explicou.
“Acredito que estabelecendo alguns critérios, pode ficar com o Estado, pode ficar com o município, porque esses critérios de transparência vão ajudar a ter uma gestão mais eficiente.”