menu
21 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
21 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLICIAL Quinta-feira, 26 de Junho de 2025, 11:11 - A | A

Quinta-feira, 26 de Junho de 2025, 11h:11 - A | A

OPERAÇÃO WESTERN

Polícia Civil realiza operação contra tráfico em três cidades de Mato Grosso e apreende estufa de maconha

Entre os envolvidos, a filha da secretária de Meio Ambiente foi conduzida para prestar esclarecimentos após a apreensão de uma estufa com cinco vasos de maconha em Várzea Grande

Valéria Domingo

 

A Polícia Civil de Mato Grosso, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) deflagrou, nesta quinta-feira (26), a Operação Western para cumprir oito mandados de busca e apreensão contra suspeitos de tráfico de drogas em Cuiabá, Várzea Grande e Pontes e Lacerda. Entre os alvos, está A.L., filha da secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, que foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos.

 

A jovem foi levada à Denarc, onde presta esclarecimentos na condição de testemunha. Por azar, ela estava em uma residência no bairro da Manga, em Várzea Grande, justamente no momento da ação policial, quando foi localizada uma estufa com cinco vasos de maconha em cultivo.

 

Na região metropolitana, a operação resultou na apreensão de R$ 16.421,00 em dinheiro e diversas porções de entorpecentes. Também foi encontrada, na casa de um dos investigados, uma estufa usada para o cultivo da droga. Já em Pontes e Lacerda, foram apreendidas drogas e munições de uso restrito.

 

De acordo com as investigações, o grupo criminoso atuava por meio de um sistema de rateio na aquisição de drogas, o que caracteriza associação para o tráfico. As substâncias eram posteriormente fracionadas e vendidas em porções menores.

 

A operação recebeu o nome de "Western", em referência aos filmes de faroeste que retratam regiões dominadas por conflitos entre a lei e o crime, além de grupos que se consideravam acima da justiça. As apurações apontaram que os suspeitos agiam com sensação de impunidade e estrutura organizada, acreditando que não seriam descobertos ou responsabilizados.

 

A ação contou com apoio da Delegacia de Pontes e Lacerda. As investigações seguem em andamento com a análise do material apreendido.

 

A Operação Western faz parte da Operação Inter Partes, que integra o planejamento da Polícia Civil dentro do Programa Tolerância Zero do Governo de Mato Grosso, voltado ao combate às facções criminosas no estado.

 

Além disso, a ação está inserida na Operação Narke 4, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi/Senasp/MJSP). Essa operação acontece na semana do Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado em 26 de junho pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os impactos das drogas. A iniciativa conta com a parceria das Denarc de outros estados brasileiros.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia