Em um anúncio histórico feito durante a reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway neste sábado (3), Warren Buffett, aos 94 anos, oficializou sua aposentadoria da liderança da empresa e confirmou que Greg Abel, atual vice-presidente do conglomerado, será o novo CEO.
O anúncio foi recebido com surpresa pelos milhares de investidores presentes em Omaha, nos Estados Unidos.
“Greg Abel será CEO da Berkshire Hathaway antes do fim de 2025”, afirmou Buffett, encerrando a sessão de perguntas e respostas com os acionistas. Com bom humor, o investidor ainda completou:
“Eu ainda estarei por perto e serei útil em alguns casos, mas a palavra final será dada por Greg em qualquer assunto. Greg não sabia disto até agora. Ele será o CEO e ponto”.
Apesar de deixar o comando, Buffett afirmou que continuará envolvido com a empresa em algumas decisões e garantiu que não pretende vender suas ações: “Eu as doarei gradualmente”, revelou.
Greg Abel, canadense formado em Contabilidade pela Universidade de Alberta, ocupa uma das vice-presidências da Berkshire desde 2018. Seu nome começou a ganhar força como sucessor a partir de 2021, quando Buffett o apontou como o preferido para assumir a presidência.
Neste sábado, Abel esteve ao lado de Buffett durante todo o evento, consolidando sua imagem como futuro líder do império financeiro construído pelo lendário “Oráculo de Omaha”.