menu
17 de Março de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
17 de Março de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

ESPORTES Quinta-feira, 01 de Agosto de 2024, 11:10 - A | A

Quinta-feira, 01 de Agosto de 2024, 11h:10 - A | A

ADVERSÁRIA TRANS

Italiana abandona luta nas Olimpíadas por adversária não ter passado em teste de gênero; vídeo

Adversária foi anteriormente foi desclassificada no Campeonato Mundial de 2023 por presença de cromossomos XY em competições femininas

 

A boxeadora italiana Angela Carini abandonou uma luta na categoria de 66 kg contra a argelina Imane Khelif após apenas 46 segundos no primeiro round, nesta quinta-feira, 1º de agosto, durante as Olimpíadas de Paris. Carini deixou o ringue alegando dores intensas no nariz, mas sua decisão também ocorre em meio a uma controvérsia envolvendo a adversária.

Imane Khelif, que anteriormente foi desclassificada no Campeonato Mundial de 2023 por não cumprir as regras de elegibilidade da International Boxing Association (IBA) sobre a presença de cromossomos XY em competições femininas, está agora sob os holofotes. Apesar disso, ela foi considerada apta a competir nos Jogos de Paris pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Carini, em entrevista após a luta, afirmou: “Sou uma mulher madura. O ringue é minha vida. Sempre fui muito instintiva. E quando sinto que algo não está certo, não é desistir. É ter maturidade para parar.”

A decisão de Carini de se retirar levantou discussões sobre as regras de elegibilidade em competições femininas, com alguns esportes impondo limites aos níveis de testosterona ou proibindo a participação de atletas que passaram pela puberdade masculina.

Khelif, por sua vez, avança para as quartas de final, ainda sem saber quem será sua próxima adversária.

 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia

ALAN 01/08/2024

Chega ser ilógico... um homem biológico disputar boxe com mulher biológica.... a meu ver é imoral e injusto (considerando a disparidade de força entre os competidores - pouco importa a atual condição da pessoa se é ou não trans)

positivo
1
negativo
0

Luiz Henrique Frasson 01/08/2024

A pergunta é... - Se não passou no teste de DNA ( XY É HOMEM) por quê estava disputando BOXE com mulheres...??? Aí sim tem sentido a Reportagem...

positivo
2
negativo
0

2 comentários